Identidade Funcional

O que é o Rioprevidência, qual o seu público e que serviços presta?

O Rioprevidência é o Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro e tem a competência para a habilitação, administração e pagamento dos benefícios previdenciários aos servidores públicos ativos, inativos e pensionistas do Estado do Rio de Janeiro.

O que é o Projeto Identidade Funcional?

O projeto Identidade Funcional tem como finalidade reunir, atualizar e validar dados dos servidores ativos, inativos e dos pensionistas através da identificação biométrica (captura de impressões digitais e foto por meio digital), dando maior transparência e segurança a todo o processo.

Como o Rioprevidência participa deste projeto?

A Identidade Funcional dos aposentados e pensionistas será realizada pelo Rioprevidência, em parceria com a Secretaria de Planejamento de Gestão (SEPLAG).

De que forma eu serei afetado pelo projeto de Identidade Funcional? Quais são as vantagens para mim?

O investimento em uma Identidade Funcional segura e garante a autenticidade do portador. Além de ser válida em todos os órgãos do governo estadual, identifica o servidor, aposentado e pensionista e seu vínculo com o serviço público. No futuro essas carteiras poderão ser utilizadas para outros fins que facilitem a vida do portador. Além disso, essa é uma forma do Governo do Estado e do Rioprevidência conhecer melhor seus segurados.

Como será feita essa identificação digital?

Será realizada mediante a captura de impressão digital em quatro dedos, foto por meio digital e comprovação dos dados do aposentado e/ou pensionista com a documentação exigida.

Quando começa esse processo?

Para os servidores ativos esse processo já começou. Para os aposentados e pensionistas que residem no Município do Rio de Janeiro, o processo começa a partir do dia 15 de julho. Após o cadastramento dos servidores ativos, aposentados e pensionistas do Rio de Janeiro passaremos a agendar aqueles que moram no Grande Rio e depois no interior.

O que eu terei que fazer para ter minha identificação biométrica colhida?

Você deverá acessar o site http://www.idfuncional.rj.gov.br ou ligar para o telefone 0800 282 2326 para saber o local, a data e a hora da realização de sua identificação biométrica, tudo previamente agendado. Identificando a data, hora e local, você deverá comparecer portando a documentação necessária, no horário determinado.

E se eu não puder comparecer nesse dia? O que faço?

Basta acessar o site http://www.idfuncional.rj.gov.br ou ligar para o 0800 282 2326 e justificar sua ausência. Haverá uma remarcação do agendamento. Não se preocupe.

Eu deverei ir às agências do Rioprevidência para fazer minha identificação?

Todo o atendimento do Projeto Identidade Funcional terá lugares específicos para receber o segurado. Não é necessário ir aos postos e agências do Rioprevidência. Os aposentados e pensionistas devem ligar gratuitamente para 0800 282 2326 ou acessar o site http://www.idfuncional.rj.gov.br para serem informados da data, local e horário da sua identificação funcional.

O projeto já começou e eu ainda não fui agendado. O que devo fazer?

Você não precisa se preocupar. O agendamento dos aposentados e pensionistas está sendo feito em ordem alfabética para evitar transtornos e filas. Sendo assim, se você ainda não foi chamado, aguarde e continue consultando o site ou ligando para a central de atendimento para saber quando será a sua vez.

E se eu não for chamado?

Todas as pessoas serão convocadas para o agendamento através do site http://www.idfuncional.rj.gov.br Se você não estiver agendado dentro do seu período de identificação (ordem alfabética), você deverá entrar em contato com o departamento de pessoal do seu órgão (no caso dos ativos) ou com o Rioprevidência (caso seja inativo ou pensionista)

Tenho mais de uma matricula, terei que fazer mais de uma vez a identificação? E a confirmação dos dados, como será?

Não, a identificação será feita uma única vez. A confirmação será feita pelo site http://www.idfuncional.rj.gov.br.

Quando vou receber a Identidade Funcional?

Após a identificação biométrica, o aposentado ou pensionista fará uma confirmação de seus dados através do site http://www.idfuncional.rj.gov.br e oportunamente será informado de quando e como receberá sua identidade funcional.

Quando e como as pessoas que moram fora da cidade do Rio de Janeiro ou no exterior farão sua identidade funcional?

A informação para esse público também será feita através do site http://www.idfuncional.rj.gov.br ou via telefone 0800 282 2326. Todos terão a oportunidade de realizar sua identidade funcional, mesmo os que moram no exterior ou em outras cidades do Brasil. É de grande importância que o endereço no banco de dados do Rioprevidência esteja sempre atualizado. Para os residentes no exterior, o recadastramento não será feito esse ano (2009).

Eu tenho impossibilidade de locomoção e não poderei ir ao local marcado. O que devo fazer?

Os aposentados e os pensionistas impossibilitados de locomoção devem avisar ao Rioprevidência a partir do dia 15 de julho sua condição. Para isso, ligue para 0800 282 2326, para que seja agendado um atendimento domiciliar. O Rioprevidência vai até a residência daqueles que não podem sair de casa.

Se eu não participar do projeto terei meu benefício cortado?

O servidor terá um prazo bastante elástico para realizar sua Identidade Funcional, após isso cada caso será analisado individualmente.

Quem não mora no Rio de Janeiro, mas está em trânsito na cidade, poderá aproveitar e fazer sua identidade funcional? Como?

Não. O atendimento fora do agendamento pode gerar fila. Neste caso específico, ele deve fazer sua identidade funcional somente quando e onde estiver agendado.

Quais os documentos que devo levar para fazer a minha identificação funcional?

Basta comparecer portando o original do documento de identidade, original do CPF e o original de comprovante de conta bancária, como, por exemplo, talão de cheque, cartão da conta corrente ou extrato.

Fui agendado muito longe da minha casa, como devo proceder?

Uma das iniciativas do Rioprevidência para facilitar a vida do aposentado e pensionista que vai fazer sua Identidade Funcional é agendá-lo próximo a sua residência. Se você foi agendado longe de sua casa, é por que provavelmente o seu cadastro com o Rioprevidência está desatualizado. Mas fique tranqüilo. Você não precisa se deslocar tanto para fazer sua identificação. Ligue para 0800 282 2326 e informe um local que seja melhor para você.Clique aqui http://www.rioprevidencia.rj.gov.br/atendimento/atendimento.htm e veja a agência mais próxima de sua casa.

Como posso saber se o meu cadastro com o Rioprevidência está desatualizado?

Se você não estiver recebendo seu contracheque em sua residência ou se foi agendando muito longe de sua casa, é possível que o seu cadastro com o Rioprevidência esteja desatualizado.

Quando ligar para remarcar meu agendamento, posso atualizar meu cadastro com o Rioprevidência?

Não. Para atualizar o seu cadastro é necessário comparecer a uma das agências do Rioprevidência com um comprovante de residência, documento de identidade e CPF (original e cópia), e solicitar a alteração, caso seja pensionista. No caso dos aposentados, estes deverão se direcionar ao seu órgão de origem e solicitar a mudança. Clique aqui http://www.rioprevidencia.rj.gov.br/atendimento/atendimento.htm e veja a agência mais próxima de sua casa.

Eu ainda tenho dúvidas sobre o projeto, como posso esclarecê-las?

Basta acessar o site http://www.idfuncional.rj.gov.br ou telefonar gratuitamente para 0800 282 2326.