FAQ - Perguntas Frequentes

1) Não sou servidor público estadual. Posso me inscrever nos cursos?

Apesar de o atendimento ser prioritário aos servidores públicos estaduais (ativos, aposentados e pensionistas), a programação de atividades (cursos, palestras e consultas) da Escola de Educação Financeira do Rioprevidência é oferecida gratuitamente a todas as pessoas interessadas no tema Educação Financeira.

2) A Escola de Educação Financeira do Rioprevidência oferece alguma modalidade de curso à distância (EAD) ou pela Internet?

Ainda não oferecemos cursos à distância ou pela Internet. Porém, no menu links educacionais indicamos algumas instituições parceiras que oferecem esse serviço gratuitamente.

3) A Escola de Educação Financeira do Rioprevidência expandirá a sua atuação para outros Estados?

Como essa é uma iniciativa do Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro - Rioprevidência, não há previsão de atender a outros Estados. Contudo, estamos à disposição para entender e colaborar no que for possível com as iniciativas e projetos da sua cidade.

4) Quero aplicar aqui na minha cidade o método utilizado na Escola de Educação Financeira do Rioprevidência. Existe a possibilidade de vocês conseguirem algum material de estudo, algo que eu possa usar para dar o primeiro passo?

 A Escola de Educação Financeira do Rioprevidência é uma parceria entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro, o Rioprevidência e a Comissão de Valores Mobiliários – CVM. Todo o material utilizado na EEF é para uso interno, e provém dessa parceria, que abrange as principais iniciativas educacionais de instituições que integram a Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF (veja mais informações sobre Educação Financeira nas escolas em http://www.vidaedinheiro.gov.br). 

5) Sou diretor de um colégio e gostaria de saber se vocês possuem algum curso de Educação Financeira para implantar em escolas de educação básica, assim como material didático e curso para professores?

A Escola de Educação Financeira do Rioprevidência não tem como proposta a implantação de cursos em instituições de ensino. Nosso material didático é próprio, elaborado em parceria com outras instituições, e é exclusivo para o uso dos participantes da nossa programação. Para obter informações sobre as iniciativas de educação financeira nas escolas, entre no site da ENEF - http://www.vidaedinheiro.gov.br

6) Como é a primeira vez que recorro a orientação financeira, gostaria de saber se é necessária alguma documentação para a consulta com o Dr. Finanças.

Para participar da consulta com o Dr. Finanças você não precisa necessariamente ter em mãos alguma documentação. No primeiro atendimento você será informado sobre os procedimentos a seguir. Além disso, nossos cursos ensinam você a se organizar financeiramente, construindo por exemplo, o seu orçamento, o que facilitará bastante sua consulta.

7) A Escola de Educação Financeira do Rioprevidência emite um certificado de participação?

Encaminhamos por e-mail uma declaração de participação em cada curso, palestra ou consulta, na qual constam a programação e a carga horária.

8) A Escola de Educação Financeira do Rioprevidência realiza palestras em empresas, ONGs ou em qualquer outra instituição privada?

Atualmente, a Escola de Educação Financeira do Rioprevidência realiza atendimento ao público apenas na Av. Professor Manoel de Abreu, nº 300, no bairro Maracanã, dentro da sua grade de programação. Toda programação externa está orientada prioritariamente aos órgãos do Governo Estadual.





Depoimentos

"Agradeço a Escola Financeira do Rioprevidência pela "Oficina IRPF" com a Contadora - CRC-RJ Sandra Helena G. Pedroso e pela consulta com o "Doutor Leão", Consultor Financeiro Victor Mothé Pereira Nunes..."


Luz Borges - Analista de Sistemas e Professora de Informática - aposentada

continue lendo




Eventos dos Parceiros