Finanças Comportamentais

Agosto 2017
Ciência comportamental ganha espaço dentro de políticas públicas no Brasil.

Na busca pela melhor compreensão do comportamento humano, a ciência comportamental oferece uma nova perspectiva sobre como funciona a tomada de decisão dos indivíduos.

leia mais

Agosto 2016
6 dicas para controlar os gastos no cartão de crédito.

Deslizes com o uso de cartões de crédito podem fazer desses pequenos aliados um grande problema

leia mais

Junho 2016
Orçamento doméstico é primeiro passo para estabilidade financeira.

Em épocas de crise, otimizar os ganhos e ter controle sobre os gastos é ainda mais importante. Uma simples gestão dos recursos da casa pode colocar as contas em dia e trazer a tão sonhada estabilidade financeira.

leia mais

Maio 2016
SUSEP divulgará pesquisa inédita sobre educação financeira.

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) divulgará, no próximo dia 19 de maio, um estudo sobre a educação financeira e seus reflexos no mercado de seguros em vários países.

leia mais

Abril 2016
Celular impulsiona acesso à internet no Brasil.

O acesso à internet por celular ultrapassou o por microcomputadores em 2014, de acordo com o suplemento especial da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada nesta quarta-feira pelo IBGE, dedicada ao uso de celular, internet e televisão.

leia mais

Março 2016
Você sofre e se estressa com as finanças?.

Você gasta mais de 30% da sua renda com prestações como casa, carro, carnê do varejo, crédito pessoal, consignado ou crédito tomado no cartão?

leia mais

Março 2016
Brasileiros estão tomando empréstimos para quitar dívidas anteriores.

Em meio a um cenário de corrosão dos salários, muitos brasileiros estão tomando empréstimos para quitar outras dívidas, inclusive empréstimos tomados anteriormente para pagar contas.

leia mais

Fevereiro 2016
Brasileiros endividados já são quase 60 milhões.

O ano de 2016 começou batendo recorde de brasileiros endividados, que não conseguem pagar as contas. Culpa principalmente do desemprego.

leia mais

Fevereiro 2016
Que tal ter um robô como consultor financeiro?..

Sabe aquele dito popular “dinheiro não aceita desaforo”? Pois bem. A frase é batida e pode parecer mais um clichê do mundo das finanças pessoais. Mas a verdade é que muita gente ainda continua desaforando o próprio dinheiro.

leia mais

Fevereiro 2016
Famílias ficaram menos endividadas, mas inadimplência cresce em 2015, diz CNC.

O País registrou uma redução de 1,3% no número de famílias endividadas em 2015. No entanto, aumentou a proporção de inadimplentes, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

leia mais

Janeiro 2016
A Educação Financeira pelo mundo.

A mais abrangente pesquisa global sobre educação financeira, a S&P Global Financial Literacy Survey*, apurou que dois em cada três adultos no mundo são analfabetos financeiros.

leia mais

Janeiro 2016
Descubra se você é consumista ou comprador compulsivo.

O consumo é algo cotidiano em nossas vidas. É necessária a aquisição de coisas para a manutenção da nossa sobrevivência: roupas para nos vestirmos, comida no supermercado, itens de higiene pessoal, objetos de decoração pra casa.

leia mais

Dezembro 2015
7 coisas do século 21 nas quais você pode estar viciado.

As campanhas antitabagismo não são mais comuns hoje em dia, mas até crianças sabem que fumar é ruim para sua saúde, pode matar e causar câncer. O álcool também é conhecido por ser perigoso.

leia mais

Dezembro 2015
5 maneiras de autossabotar suas finanças.

Pequenas atitudes podem ser suficientes para arruinar as finanças. Esses comportamentos geralmente estão ligados a tentativas de obter soluções fáceis para conseguir dinheiro, mas que têm grandes chances de gerar prejuízos no futuro.

leia mais

Novembro 2015
Confira como evitar o superendividamento.

Enquanto o endividamento é caracterizado pelas dívidas feitas para a compra de bens e serviços de modo parcelado, independente de os pagamentos serem compatíveis ou não com o orçamento e mesmo de serem quitados regularmente, o superendividamento se caracteriza pela impossibilidade global de o consumidor pagar suas dívidas atuais e futuras.

leia mais

Novembro 2015
Conheça a Bliive, a rede social de troca de conhecimento.

Em um ano, a plataforma Bliive, que estimula pessoas a trocar conhecimentos, reuniu 60.000 usuá¬rios em 100 paí¬ses.

leia mais

Novembro 2015
Inflação alta? Veja 12 dicas para não estourar o orçamento do mês e controlar seus gastos!.

Conta de luz, gás, gasolina, cebola, carne. Os preços estão em alta, e a inflação acumulada em 12 meses tem rondado perto de 10%.

leia mais

Outubro 2015
Para onde vai a Economia Comportamental?.

De onde veio e para onde vai a Economia Comportamental? Para responder a essa pergunta, Magda Osman examina as origens dessa ciência e seu parentesco com a Psicologia, partindo do princípio de que o futuro de ambas se move na mesma direção

leia mais

Outubro 2015
Saiba como se tornar um consumidor consciente!.

Todo consumo causa impacto, positivo ou negativo, na economia, nas relações sociais, na natureza e em você mesmo.

leia mais

Outubro 2015
Fique longe das crenças limitantes que atrapalham suas finanças.

Você já parou para pensar como é sua relação com o dinheiro? O que ele representa em sua vida? Tudo o que fazemos em nosso dia a dia é baseado em nossas crenças e em paradigmas que criamos e alimentamos a partir de nossas experiências.

leia mais

Julho 2015
ABNT lança selo ecológico para eletroeletrônicos..

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) apresentou na segunda-feira (6/7) seu primeiro selo ecológico para produtos eletroeletrônicos: o Colibri. A certificação garante que os produtos ofereçam menor impacto ao meio ambiente, tanto com relação a substâncias tóxicas quanto ao consumo de energia, desde a matéria prima utilizada até o descarte final.

leia mais

Maio 2014
As promoções e as compras por impulso..

As compras em promoções e as por impulso acontecem com certa frequência com grande parte da população brasileira. O brasileiro, ao contrário de outros povos, como os orientais, não tem o hábito de fazer poupança.

leia mais

Março 2014
Confiança do consumidor em queda.

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) começou o ano no menor nível desde o início da série histórica, em 2005. Em janeiro, o indicador teve queda de 6,7% ante o mês de dezembro de 2014, passando de 96,2 para 89,8 pontos.

leia mais

Fevereiro 2014
Consumidores preferem empresas reconhecidas por preservarem o meio ambiente, indica estudo..

O desejo de viver mais e melhor, aliado ao medo que catástrofes naturais ocorridas nos últimos anos impuseram, alertando para a necessidade de maior cuidado com o meio ambiente, tornaram o consumidor mais engajado e preocupado em comprar e consumir com consciência, sem exageros e desperdícios que impactem no planeta.

leia mais

Fevereiro 2014
As mulheres e a Educação Financeira..

Fatos. É quase impossível viver sem dívidas nos dias de hoje. Já nascemos devendo. Mas é possível viver, e viver bem, com as contas equilibradas. Basta desenvolvermos a Educação Financeira, que nada mais é do que a administração consciente do próprio dinheiro.

leia mais

Março 2013
Oniomania: a doença da dívida..

A oniomania (do grego onios, à venda, compra; mania, insanidade, loucura) é um transtorno psiquiátrico que leva a pessoa a comprar sem controle e se endividar. Não é um distúrbio raro, os compradores patológicos constituem 3% da população. Embora a incidência seja maior nas mulheres, os homens também engordam a estatística.

leia mais

As promoções e as compras por impulso..

As compras em promoções e as por impulso acontecem com certa frequência com grande parte da população brasileira. O brasileiro, ao contrário de outros povos, como os orientais, não tem o hábito de fazer poupança.

leia mais







Depoimentos

"Agradeço a Escola Financeira do Rioprevidência pela "Oficina IRPF" com a Contadora - CRC-RJ Sandra Helena G. Pedroso e pela consulta com o "Doutor Leão", Consultor Financeiro Victor Mothé Pereira Nunes..."


Luz Borges - Analista de Sistemas e Professora de Informática - aposentada

continue lendo




Eventos dos Parceiros