Palestra Contratos Bancários e Superendividamento - NUDECON

Data Prevista

04 de Dezembro de 2018


Horário Disponível

Das 14h às 16h

Objetivo

Orientar os consumidores sobre os contratos bancários, regidos pelo código de defesa do consumidor que como todo contrato é um fato jurídico que na maioria das vezes se enquadra no conceito de negócio jurídico.

Orientar sobre os riscos do crédito fácil, evitando assim o superendividamento pela impossibilidade – global - de um cidadão-consumidor, pessoa física, leiga e de boa-fé, fazer frente às suas despesas mensais



Programação

Conceitos - Classificação (típicos , atípicos e mista)

Características e tipos de contratos

Dos juros bancários

Da concessão de crédito bancário pelo Banco.

Considerações iniciais

O que é o “Superendividamento”

Como ocorre a atuação prática da Defensoria Pública para a prevenção e tratamento do consumidor “superendividado”

Diferença de tratamento pra o “superendividamento”

Empréstimos consignados - legislação e jurisprudência aplicáveis.

“O Núcleo de Defesa do Consumidor (NUDECON) é o órgão da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro que possui a incumbência de tutelar e promover os direitos dos consumidores fluminenses hipossuficientes a partir da premissa básica que os define juridicamente: a sua vulnerabilidade. O NUDECON confere especial atenção a projetos direcionados à educação para o consumo, com enfoque à sensibilização quanto aos princípios que regem o sistema consumerista e aos mecanismos que tornam as normas deste de fato efetivas aos interesses em discussão.”




Público Alvo

Jovens e Adultos



Pré-requisitos

Não há.



btn_inscreva_se

Depoimentos

Hoje foi um dia muito especial para mim! Uma nova atividade na Escola de Educação Financeira do Rioprevidência: Palestra sobre Aproveitamento Total dos Alimentos.



continue lendo