Minha História Financeira

Confira as histórias enviadas pelos nossos alunos. Aproveite e envie a sua para nosso e-mail!
eef@rioprevidencia.rj.gov.br


“É tão bonito quando a gente pisa firme Nessas linhas que estão nas palmas de nossas mãos!”.

Sempre tive uma vida muito atribulada. Quando me aposentei, há vinte e dois anos, continuei trabalhando como professora, em outras cidades do Rio de Janeiro.

leia mais

"Defina suas metas com objetivos elevados e não pare até chegar lá". .

Quando terminei de participar da última corrida/caminhada em agosto, meu irmão e minhas amigas pediram que eu escrevesse uma crônica para explicar melhor a sensação que sinto ao participar desses eventos. De lá para cá, tenho pensado no assunto e resolvi escrever.

leia mais

"Troque o 'era uma vez' pelo 'é dessa vez'".

Desde criança que gosto do "mundo da imaginação"! Quando minha mãe me chamava atenção porque não havia feito um desenho para a escola com capricho, eu respondia que mostrei para o espelho e achei bonito.

leia mais

"...novamente tomei consciência da irreversibilidade da degradação da velhice.".

Há seis anos frequento a Escola de Educação Financeira do Rioprevidência e tenho pensado muito em como estou enfrentando a tão temida velhice. Nessa escola não se ensina só como se livrar das armadilhas financeiras, dos golpes (familiares, comerciais...) contra os idosos, a EEF nos fornece ajuda psicológica através da Palestra "Aspectos Psicológicos do Endividamento", como lutar pelos nossos direitos na consulta "Fale com o defensor - NUDECON" e tantas outras atividades que nos permitem lidar melhor com o nosso dia a dia.

leia mais

"Os movimentos não surgem porque todo mundo de repente decide olhar na mesma direção ao mesmo tempo...".

"...Eles dependem de padrões sociais que começam com os hábitos de amizade, crescem através dos hábitos comunitários e são sustentados por novos hábitos que mudam a noção de identidade dos participantes."

leia mais

“Eu preciso? Eu posso? Tem que ser agora?".

Sempre escrevo e comento com todos a importância dos ensinamentos da Escola de Educação Financeira do Rioprevidência em minha vida.

leia mais

“Minha primeira escola de educação financeira".

Pensando nos seis anos que a Escola de Educação Financeira do Rioprevidência completou neste mês de março, analisei minha relação com a Escola, professores voluntários e seus funcionários.

leia mais

“Quando partimos no verdor dos anos, da vida pela estrada florescente, as esperanças vão conosco à frente, e vão ficando atrás os desenganos.".

Com a aproximação de meu aniversário de 70 anos tenho pensado muito em meus familiares que morreram com mais de 80 anos. Meus pais adoravam saraus e nós, filhos, vizinhos e parentes, participávamos com alegria...

leia mais

“Arrumar é o ato de confrontar a si mesmo; limpar é confrontar a natureza".

Minha mãe gostava muito de fotografar, colecionar cartas, livros, receitas culinárias, enciclopédias que eram vendidas em fascículos no jornaleiro...

leia mais

“Quando um cômodo fica desarrumado, a causa é mais do que física. ".

"Com a aproximação de meus 70 anos, tenho pensado muito em minhas realizações e o que mais me preocupa são projetos que tenho há muitos anos, guardo material para concretizá-los e não faço um "plano de voo"..."

leia mais

"Não permito que nenhuma reflexão filosófica me tire a alegria das coisas simples da vida".

Antigamente, no término do curso, nos davam os certificados impressos, hoje em dia mandam por e-mail um certificado cheio de cores e com design bem elaborado.

leia mais

"Ninguém ousa dizer adeus aos seus próprios hábitos. Muitos suicidas detiveram-se no limiar da morte ao pensar no café onde vão todas as noites jogar a sua partida de dominó.".

Noto que minha vida sofre mudanças a cada cinco anos. Aos 65 anos, após conhecer e frequentar a Escola de Educação Financeira do Rioprevidência, mudei radicalmente meu comportamento: Comecei a lidar melhor com o dinheiro.

leia mais

"Quanto vale um animal de estimação".

Vou tomar como exemplo meu cão vira-lata "Ninja". O valor emocional é imensurável, mas... o financeiro podemos criar uma planilha de gastos.

leia mais

"Toda reforma interior e toda mudança para melhor dependem exclusivamente da aplicação do nosso próprio esforço.".

Há quase 5 anos conheci a Escola de Educação Financeira do Rioprevidência, quanta coisa mudou em nossas vidas durante este período!

leia mais

"Casamento".

"...A qualquer hora da noite me levanto, ajudo a escamar, abrir, retalhar e salgar..."

leia mais

"O dinheiro não aceita desaforo".

As últimas atividades que fiz durante este mês de fevereiro foram muito elucidativas e fiquei muito animada com o número de jovens que têm frequentado a Escola de Educação Financeira do Rioprevidência.

leia mais

A educação financeira realmente mudou a minha vida!.

Minha mãe sempre administrou muito bem o dinheiro da casa. Sempre me espantava o jeito que ela conseguia gerir nossas despesas, poupar e ainda nos dar uma vida tranquila e sem deixar faltar nenhum item.

leia mais

"O otimista é um tolo. O pessimista, um chato. Bom mesmo é ser um realista esperançoso".

Dia 1º de janeiro de 2016, feriado, "Dia da Fraternidade Universal"! O sol coado pelas folhas das mangueiras / Filtram raios luminosos / Com mensagens alvissareiras.

leia mais

Recebi, por e-mail, o depoimento de minha amiga, após ela ter lido a crônica que escrevi anteriormente.

Os 70 não foi ruim, depois do tombo me dei conta que aí está o perigo. Descobri que as dores e o cansaço que sinto é por conta da coluna que ficou desalinhada depois do tombo.

leia mais

Ontem de manhã quando acordei Olhei a vida e me espantei Eu tenho mais de 20 anos.

Chegamos, mais uma vez ao final do ano! Sinto-me tão ocupada, cansada, que procuro fazer meu plano de voo para o ano que vem com menos atividades.

leia mais

"Cartucho de Impressora Jato de Tinta" "Pigmentos de Platina".

Hoje quero falar de algo que todos já sabem, mas não vejo nenhuma iniciativa para acabar com esse descalabro.

leia mais

"Anos dourados....prateados....da bela velhice são disfarces...".

Semana passada estava tão atribulada que não consegui viajar na sexta-feira como costumo fazer, minha semana foi cheia de vírgulas, como diz minha comadre...

leia mais

Um galo sozinho não tece uma manhã: Ele precisará sempre de outros galos..

Amanheci refletindo sobre o poema "TECENDO A MANHÃ" de João Cabral de Melo Neto, quanta sabedoria!

leia mais

"Para Luz...".

"Em abril vivi uma situação parecida com a de minha amiga: Demissão de Empregada Doméstica. Achei muito interessante seus comentários e pedi que ela escrevesse."

leia mais

"Irmãs, Após consulta prévia ao Consultor de Matemática Financeira Dudu, resolvi quitar o carro e fazer o autofinanciamento que aprendi com a Consultora de Economia Familiar Luz Borges...".

Quando recebi este e-mail de meu irmão, fiquei tão feliz que o encaminhei para o Gestor da Escola de Educação Financeira - Professor Carlos Eduardo Batalha, que logo sugeriu que eu escrevesse uma crônica.

leia mais

"Nunca é tarde para se adquirir bons costumes...".

Encontrei este texto em meu fichário quando tinha 12 anos. Eu era desatenta e desorganizada. Só aprendia e tinha interesse pelo que eu gostava, as demais atividades deixava a desejar. Quando abri o fichário, na escola e li este texto, mudei meu comportamento.

leia mais

"Não é mais aos homens que me dirijo. É à você, Deus de todos os seres, de todos os mundos...".

Voltaire defendia o direito de todo homem expressar livremente suas opiniões e crenças. "Tratado sobre a Tolerância" foi escrito há quase 250 anos, mas você vai perceber que ele ainda é atual.

leia mais

"Em algum momento, terá que escolher entre a vida e a ficção. Ambas estão muito próximas, mas, na verdade, nunca se tocam. São duas coisas muito diferentes, entende?".

Meus pensamentos hoje estão no filme que assisti ontem: "As Palavras". Pensei, como é importante para todos os seres vivos e inanimados a comunicação.

leia mais

Esta semana me senti ridiculamente inocente.

Desde que aprendi a negociar na Escola de Educação Financeira, pedi que não me cobrassem anuidade em meu cartão de crédito. Eles me atenderam e, há mais ou menos 3 anos, tenho tido isenção. Comentei em crônicas passadas, que fiz algumas compras por impulso e o valor de minha fatura ficou bem acima do que normalmente gasto por seis longos meses.

leia mais

Nas aulas da Escola de Educação Financeira do Rioprevidência comentamos muito sobre as "compras por impulso"..

Nas aulas da Escola de Educação Financeira do Rioprevidência comentamos muito sobre as "compras por impulso". Ontem, conversando com meu filho, verifiquei que muitas vezes faço "compras por medo", claro que o impulso foi utilizado subliminarmente.

leia mais

Hoje, ao escutar o comentário de Mário Sérgio Cortella na CBN, lembrei-me de minha mãe.

"Na Escola de Educação Financeira do Rioprevidência, em diversos cursos e palestras ouço perguntas sobre o percentual que se deve gastar em lazer."

leia mais

Hoje amanheci com um misto de arrependimento e satisfação..

Semana passada, na hidroginástica, conversa vai... conversa vem, vendo a situação que uma de minhas amigas está vivendo atualmente, lembrei do que passei anos atrás.

leia mais

Ganhei de uma sobrinha uma planta exótica pela passagem de meu aniversário.

O nome é Lança-de-São-Jorge, ela foi trançada e ficou muito original. Um lindo presente! Assim que ganhei, lembrei da Torre Eiffel, ela foi construída como arco de entrada da Exposição Universal de 1889, em Paris.

leia mais

Perdi meu "sonho de consumo" e fiquei muito feliz.

Já comentei que estive utilizando o "volume morto", não do Sistema Cantareira, mas, de minha poupança. No domingo passado, preocupada com minha vida financeira, revi minha planilha e procurei onde poderia cortar gastos...

leia mais

Meu "luto" já está terminando!.

Tenho sentido emoções que há muito tempo havia esquecido. A parceria com meu marido está como na época em que tínhamos os filhos pequenos e éramos uma equipe.

leia mais

Aqui sim no meu cantinho vendo rir-me o candeeiro, gozo o bem de estar sozinho, e esquecer o mundo inteiro. (Julio de Castilho).

Quantas recordações estão passando pela minha mente desde que me propus a dar meu depoimento para a Coach Christiane Monteiro.

leia mais

Fiquei entusiasmada com a palestra do Gestor da Escola de Educação Financeira do Rioprevidência.

Carlos Eduardo Batalha na UNATI/UCAM - Méier (Universidade da Terceira Idade da Universidade Cândido Mendes - Unidade Méier), ele falou sobre a inclusão digital do idoso no dia 1º de outubro, um dia muito especial para nós porque além de comemorarmos o aniversário da UNATI, é o "DIA DO IDOSO".

leia mais

Hoje acordei me sentindo endividada.

Cheguei à conclusão que pagamos "juros" por tudo que nos excedemos e recebemos por tudo que conseguimos o equilíbrio.

leia mais

Oração para autoestima ( Padre Lauro Trevisan ).

Hoje amanheci lembrando do passado após acordar, meio saudosista, de um sonho. Eu me lembrei de certos ensinamentos de minha mãe e de minha sobrinha "zen" que sempre cita as mensagens esotéricas de sua avó.

leia mais

Se tenho dez horas para cortar a árvore vou passar nove horas afiando o machado.

Estou impressionada como mudanças em minha vida puderam ocorrer depois dos 65 anos. Nunca estive na "inércia", sempre procurei me atualizar e melhorar meu comportamento, mas, uma coisa que sempre me incomodou foi presenciar uma negociação, achava que o negociador estava querendo "se dar bem", "passar o negociante para trás".

leia mais







Depoimentos

"Agradeço a Escola Financeira do Rioprevidência pela "Oficina IRPF" com a Contadora - CRC-RJ Sandra Helena G. Pedroso e pela consulta com o "Doutor Leão", Consultor Financeiro Victor Mothé Pereira Nunes..."


Luz Borges - Analista de Sistemas e Professora de Informática - aposentada

continue lendo




Eventos dos Parceiros