RIOPREVIDÊNCIA

ESocial para todos

Treinamento reuniu mais de 120 pessoas de várias secretarias

Publicado: 09/07/2019 14:40 (Arquivo de Dados NOVO Portal Régua)

O Rioprevidência e a Associação de Entidades de Previdência Municipais e do Estado do Rio de Janeiro – AEPREMERJ promoveram, nos dias 04 e 05 de julho, o workshop sobre o eSocial.

O treinamento prático foi ministrado pela coordenadora-geral de Estruturação de Informações Previdenciárias, Laura Schwerz, e pelo coordenador de Gerenciamento e Estruturação de Cadastros, Thomas Gomes Costa, ambos da Subsecretaria dos Regimes Próprios de Previdência Social do Ministério da Economia.

Perguntada sobre os fatos mais positivos do evento, Laura Schwerz afirmou: “O interesse dos participantes sobre os temas, tanto do eSocial como SIG-RPPS e GESCON-RPPS, a participação ativa do Presidente do Rio Previdência” e completou: “Foi uma surpresa a participação maciça dos municípios e muitos órgãos públicos da capital, além dos muitos participantes do Rio Previdência. O interesse dos participantes pelos temas do workshop, a troca de experiências, enfim foi muito legal os dois dias de convívio em todos os sentidos”.

O evento ocorreu no auditório da Escola Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, contando com 120 participantes, entre eles, servidores do Rioprevidência, de secretarias tais como TCE/RJ, TJ, DPGE, PGE, MPRJ, Casa Civil, SEFAZ, ALERJ e de inúmeros institutos municipais como FUNPREVBUZIOS, PREV DUAS BARRAS, ANGRAPREV, PREVI VALENÇA, PREVI JAPERI, PATY PREVI, QUATISPREV, PREV TRAJANO.

“Para nós é uma alegria imensa promover atividades deste porte, tais ações visam a melhoria de conhecimento para os servidores de outros órgãos e do Rioprevidência. Queremos promover esse tipo de atividade constantemente”, afirmou o presidente do Rioprevidência, Sergio Aureliano.

O evento faz parte de uma série de iniciativas do Rioprevidência para promover o conhecimento e aprendizado gratuitos, principalmente através da Escola de Educação Previdenciária e do Centro Cultural pertencentes à autarquia.

Para o palestrante, Thomas Gomes, “o eSocial é importante para o recebimento e a simplificação dos processos de prestação de informações ao governo federal”.

Para Bárbara Pavão, servidora do setor de Recursos Humanos do Fundo de previdência: “As ementas foram bem específicas e trataram de pontos importantes do e-social, fundamentais para o ingresso da Autarquia no programa a partir de janeiro de 2020”.

O e-Social irá informatizar ainda mais o setor de RH da autarquia de forma uniforme e de acordo com o governo federal, ele vai realizar as atualização das informações cadastrais e funcionais, processo de afastamentos, férias, informações financeiras, GFIP, RAIS e DIRF, entre outros serviços.

esocial_01

esocial_02