19/05/2010
Controle muscular, técnica e, sobretudo, amor e interpretação. Esta é a definição de dança para a bailarina clássica Ana Botafogo. A conjugação entre amor e dança foi o motivo que levou idosos, jovens e crianças ao auditório do Rioprevidência Cultural, para prestigiar a palestra da bailarina, na tarde desta terça-feira (18/05).
Ana foi convidada pelo Fundo Único de Previdência Social do Estado a falar sobre a relação entre amor e dança, durante a Semana Cultural, promovida pelo órgão, ligado à Secretaria de Planejamento e Gestão, que ocorre até este sábado (22/05).
Ana Botafogo, que é a primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio e já foi agraciada com os títulos de embaixatriz e benemérito do Estado, explorou o tema através da definição de conceitos técnicos e cênicos do balé, desde os passos sincronizados do Pas de deux, dueto de dançarinos, ao caráter cênico de uma apresentação.
- O amor na dança é o encontro e entrosamento total de dois bailarinos. O balé está sempre contando alguma história, e dentro dos grandes clássicos temos diversos tipos de amor. Há o amor ingênuo, o adolescente, o amor tragédia, o da recusa e muitos outros. O balé clássico permite que esses amores, aliados à ação dramática, perdurem por muitos anos. Agradeço ao Rioprevidência por ter a oportunidade de pesquisar mais sobre esse amor e compartilhá-lo aqui. Espero, ainda, que todos possam visitar o novo Theatro Municipal e conferir esses amores por lá – torce Ana.
Durante a palestra, o público pôde conferir a projeção de vídeos com cenas de espetáculos clássicos como Gisele, O Lago dos Cisnes e Romeu e Julieta, alguns com desempenho de Ana Botafogo, que representam o fino sentimento. Luana Correia e Gustavo Carvalho, dois jovens bailarinos do Conservatório Brasileiro de Dança, aceitaram o convite de Ana e arrancaram aplausos do público ao apresentar um trecho de balé clássico, com coreografia de Saulo Finelon, do Municipal do Rio.
Segundo Amauri Perlingeiro, assessor do Rioprevidência, o evento gratuito comemora o sucesso do órgão, que administra o fundo previdenciário dos servidores públicos do Estado e, através deste evento, visa proporcionar uma semana especial ao seu público.
- Somos um centro de lazer e cultura que visa preservar a história da previdência no Estado. Decidimos fazer esta semana com o objetivo de brindar, entrosar e informar nosso público, formado em sua maioria por idosos, aposentados e pensionistas. Pegamos carona no Viradão Carioca e decidimos fazer nosso modesto Viradão - brincou o assessor da presidência Amaury Perlingeiro.
A ex-bailarina Célia Dias, de 70 anos, aprovou a iniciativa:
- A palestra foi maravilhosa. A Ana Botafogo é excelente, nos transmite muita emoção e competência. Ela me fez sentir o poder da dança e da arte – afirmou.
Fonte: Rioprevidência