Acesso para aposentados e pensionistas:

ENTRAR

Escola de Educação Financeira do Rioprevidência inicia o Programa de Educação Financeira para servidores do Estado.

Publicado: 23/03/2016 15:26 (Arquivo de Dados NOVO Portal Régua)

Começa na quinta-feira, dia 31 de março, na Escola Superior de Comando do Bombeiro Militar (ESCBM) a primeira versão do Programa de Educação Financeira para servidores do Estado do Rio de Janeiro. Desenvolvido pela Escola de Educação Financeira em parceria com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Defensoria Publica do Estado do Rio de Janeiro e o Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF), o programa de 24 horas é coordenado pela Escola de Educação Financeira do Rioprevidência e totalmente gratuito.

O mesmo atenderá inicialmente a uma turma do Curso Superior de Aperfeiçoamento de Oficiais. O evento de abertura contará com a participação da jornalista de economia e conselheira da Escola, a escritora Mara Luquet.

O programa consiste em um conjunto de aulas sobre o tema de educação financeira, abrangendo ações de informação, formação e orientação, com ênfase em planejamento financeiro, que, por meio do desenvolvimento de competências e da mudança de atitudes e comportamentos: promovam padrões de consumo sustentáveis; reduzam o endividamento; estimulem a formação de poupança; e possibilitem a aplicação em investimentos adequados aos objetivos individuais e familiares. Busca-se, em síntese, habilitar o servidor a assumir o controle de sua vida financeira e, por meio de um protagonismo consciente e bem informado, promover a melhoria do bem-estar financeiro individual e familiar.

"A falta de competências básicas nessa área, mantem o servidor preso por muito tempo a um ciclo do endividamento, principalmente com os consignados. É o que estamos comprovando a cinco anos com os atendimentos realizados na Escola de Educação Financeira do Rioprevidência. Por outro lado, a construção de uma inteligência financeira, pode levar o indivíduo, a planejar o futuro e seguir esse planejamento, consumindo, poupando e investindo de acordo com seus objetivos de vida. A intensão da Escola é atender com este programa o maior número de servidores ainda este ano, destaca Gustavo Barbosa - Diretor Presidente do Rioprevidência"