Acesso para aposentados e pensionistas:

ENTRAR
Recenseamento 2023/2024

Rioprevidência convoca pensionistas nascidos em dezembro para Recenseamento Obrigatório

A autarquia realiza, desde o final de novembro, o recenseamento obrigatório de seus pensionistas.

Publicado: 04/12/2023 14:29 (Arquivo de Dados NOVO Portal Régua)

O Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro (Rioprevidência) convoca os pensionistas nascidos em dezembro a agendarem o recenseamento obrigatório a ser realizado em uma de suas dezoito agências e postos. O procedimento, realizado de forma presencial, deve ser agendado previamente através do site do órgão.

PENSIONISTA, CLIQUE AQUI E AGENDE SEU RECENSEAMENTO

A autarquia realiza, desde o final de novembro, o recenseamento obrigatório de seus pensionistas. Os documentos básicos para o procedimento incluem RG, CPF, comprovante de residência e título de eleitor, podendo ser exibidos em sua forma original ou em cópia autenticada. Para menores sem RG ou documentação equivalente, será aceita a certidão de nascimento.

O órgão ressalta que, nesta etapa, não estão incluídos aposentados e ativos do Estado. Os pensionistas militares somente estão sujeitos ao recenseamento caso estejam vinculados ao Rioprevidência, ou seja, aqueles cujo instituidores vieram a óbito até 31/12/2021.

Por exigência da Lei 10.887/04, o Rioprevidência tem o compromisso de realizar o recenseamento a cada cinco anos, não somente para a atualização dos dados cadastrais, mas e, principalmente, para auditoria periódica e obrigatória da folha de pagamentos, permitindo a efetiva avaliação atuarial, garantindo, com isto, a segurança dos pagamentos dos benefícios previdenciários.

Para mais informações sobre o procedimento, incluindo regras aplicáveis a pensionistas impossibilitados, acamados ou residentes fora do Rio, clique aqui.