O procedimento deve feito em uma das 18 agências ou postos da autarquia, mediante agendamento prévio, feito pelo site do Rioprevidência ou pelos telefones 0800-285-8191 (chamadas de telefone fixo) e (21) 3850-3350 (chamadas de fixo ou celular). São cerca 7 mil pensionistas, aniversariantes de março, que devem fazer o procedimento.
Após o agendamento, o pensionista deve comparecer na data, horário e local definidos, levando os documentos RG, CPF, comprovante de residência e título eleitoral.
O Rioprevidência alerta que o pensionista que não comparecer ao recenseamento poderá ter o benefício suspenso até que regularize a situação junto ao órgão.
Nesta fase, os pensionistas de militares somente serão obrigados a fazer o recenseamento se estiverem associados ao Rioprevidência, ou seja, aqueles cujos instituidores da pensão vieram a óbito até 31/12/2021.
A realização do Censo, a cada cinco anos, é uma determinação da Lei Federal 10.887/04, e tem a finalidade de promover auditoria periódica da folha de pagamentos, identificar possíveis fraudes e permitir efetiva avaliação atuarial, garantindo, com isto, segurança dos pagamentos dos benefícios previdenciários.