Yara Lopes Vargas naceu em São Borja, Rio Grande do Sul em 29 de outubro de 1921, era filha de Spartacus Dornelles Vargas e América Fontela Vargas, e também sobrinha do ex-presidente Getúlio Vargas.Cursou a antiga Faculdade de Filosofia, tendo estudado também nos Estados Unidos. Começou a trabalhar no Ministério da Educação, iniciou a sua carreira profissional como inspetora federal de ensino, do Ministério de Educação e Cultura.
No governo João Goulart, foi assessora da primeira-dama Maria Teresa Fontela Goulart na Legião Brasileira de Assistência(LBA). Maria Teresa e Iara eram primas-irmãs. Yara Vargas pertenceu ao antigo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) do Rio de Janeiro (então Estado da Guanabara), onde se elegeu deputada estadual em 1966, mas foi cassada pelo Ato Institucional Número 5 em março de 1969 só retornando as atividades políticas em 1978.
Cassada, ingressou na agência de propaganda MPM em 1969 e trabalhou lá até 1972. Com a anistia e a volta do exílio de Leonel Brizola, juntou-se a ele para fundar o PDT.
Nas eleições de 1982 elegeu-se como a deputada estadual mais votada. Ela se reelegeu deputada nas eleições de 1986 e 1990. Em 1983, durante o primeiro governo de Leonel Brizola, assumiu a Secretaria de Educação e ajudou a implantar os primeiros Cieps do Estado.
Ela também exerceu o cargo de presidente do Conselho Estadual de Educação. No segundo governo Brizola, em 1991, assumiu a presidência do IPERJ, retomando em seguida ao seu mandato na Assembléia Legislativa. Em 1998 tornou-se suplente de senador pelo PDT do Rio, encerrando as suas atividades parlamentares. Morreu no dia 16 de março de 2007,no bairro de Copacabana Rio de Janeiro.