Troque sua dívida por um novo estilo de vida.
07/11/2013
"Imaturidade, confusão, desamparo e impotência são substituídos por prematuridade, ordem, onipotência e poder, naqueles que são intolerantes à frustração." A frase do psicanalista Wilfred Bion resume de maneira bem simples a origem dos problemas enfrentados pela família contemporânea e o perfil da geração "educada" por ela.
Nossos filhos deixam a infância cada vez mais cedo, começam a ter problemas de saúde de adulto, manuseiam de forma simples seus notebooks, tablets e smartfones, mas não sabem andar sozinhos na rua nem preparar o próprio café da manhã.
Nossos adolescentes se divertem como adultos nas baladas e nas viagens, mas não dão conta das obrigações da escola, nem conseguem arrumar o próprio quarto.
Estamos vendo crescer uma geração que oscila como um pêndulo entre imaturidade e prematuridade, confusão e ordem, desamparo e onipotência, impotência e poder.
Uma geração que por não ter sido exposta de maneira adequada à negação de seus desejos, consome indiscriminadamente e isso tem sérias consequências na formação da vida adulta e consequentemente na construção das novas famílias.
Por isso pais e educadores precisam despertar em seus filhos e alunos a consciência do papel do consumo e de como ele está provocando um comportamento automático e impensado.
É quando o “ter” ganha mais importância que o “ser” e passamos a consumir para conquistar status e não para suprir nossas necessidades essenciais, com isso, a conta sobrou para o planeta.
Temos que pensar que não somos máquinas de fazer dinheiro, portanto não podemos ter tudo, ou melhor, não precisamos de tudo isso.
Segundo o Biólogo e repórter do site Caravana Alerta, Eduardo Bernardino, o Planeta já está no vermelho. O planeta terra já atingiu o Overshoot Day, que pode ser traduzido como Dia da Sobrecarga da Terra, ou seja, o consumo humano excedeu o orçamento do planeta previsto para 2013. Sim, é isso mesmo, a humanidade conseguiu gastar tudo o que podia e ultrapassar a capacidade de renovação da natureza para o ano. Para Bernardino, precisaríamos rapidamente repensar o planeta que deve satisfazer os anseios de consumo de uma sociedade cada vez mais presa ao lema “ter para ser”.
A conta é lógico, sobrou também para a família! E agora?
No mundo do “ter”, surgem as famosas dívidas, impulsionadas pela facilidade das famílias em obter crédito. Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio, a parcela de famílias endividadas no país era em setembro de 63,4%, ou seja, o consumo das famílias brasileiras excedeu o orçamento previsto para 2013.
Par a maioria dos educadores financeiros, os problemas financeiros das famílias podem ser evitados com ajustes no estilo de vida.
Gustavo Cerbasi, consultor financeiro e escritor, lembra que o endividamento não significa simplesmente ter prestações a pagar, mas sim ter dívidas fugindo ao controle, com uso frequente de empréstimos pessoais, cheque especial e crédito rotativo no cartão – conhecido como crédito de má qualidade. Pior do que dever é pagar caro pelo aluguel do dinheiro.
Segundo ainda o consultor, a raiz do problema está em nossa precária capacidade de planejamento. Falha o planejamento familiar, ao engessar demais seu orçamento com prestações a perder de vista, não deixando margem para imprevistos ou aumento nos preços. Se os orçamentos contassem com menos gastos fixos e mais gastos variáveis, mais opções as famílias teriam para cortar gastos quando outros aumentam. O excesso de inflexibilidade orçamentária impõe às famílias o uso dos empréstimos que cobram juros elevados. Pagando mais juros, comprime-se mais ainda o orçamento, consome-se menos, e a situação se agrava. É o fenômeno conhecido como “efeito bola de neve”, resultante dos juros sobre juros e sobre dívidas que não param de crescer.
Fonte: EEF
Depoimentos
"Fiquei muito satisfeito com iniciativa de compartilhamento de conhecimento desenvolvido pela professora Olivia sobre o tema da alimentação adequada/ saudável."
Guilherme Gomes - Professor Aposentado - participante da Palestra: Aproveitamento Total dos Alimentos - da Teoria à Prática.