Educação Financeira para Pais e Filhos
Educação Financeira na família para uma sociedade cada vez mais consumista.
Em uma sociedade cada vez mais consumista, falar sobre o assunto em família, desde cedo, refletirá um futuro financeiro mais equilibrado e inteligente.
Educação Financeira - como a criança aprende a ser consumista?.
Em texto anterior desta coluna sobre o Dia das Crianças, o gestor da Escola de Educação Financeira, Carlos Batalha, destacou a oportunidade que pais e filhos têm para aprenderem a consumir melhor.
Crianças: diálogo é fundamental para o consumo responsável.
O Dia das Crianças se aproxima. Esta pode ser uma boa data e oportunidade para que pais e filhos aprendam a consumir melhor.
6 aplicativos que ajudam a organizar as finanças.
Confira uma seleção de apps para manter sua rotina financeira em ordem
Projeto de educação financeira ensina até famílias de pequeno poder aquisitivo a poupar.
Um projeto de educação financeira desenvolvido em quatro cidades do Estado do Rio mostrou que é possível poupar, mesmo para aqueles que têm pequeno poder aquisitivo.
Lição financeira de pai para filho viraliza na web.
Uma postagem do blog "Humans of New York" tem chamado atenção de milhares de pessoas do mundo inteiro na internet desde a tarde de ontem (19), quando foi publicada no Facebook.
Educação financeira: como economizar aos 20 anos?.
Jovem tem o tempo a seu favor para realizar mais conquistas e administrar melhor o dinheiro de agora para o futuro.
Como educar em tempos de crise.
Uma grave crise econômica como a que o Brasil atravessa neste momento não tira o sono só dos adultos.
Em tempos de recessão, brasileiros investem em educação financeira.
Em momentos difíceis como o atual, a procura por conhecimento de como administrar o dinheiro é cada vez maior.
Pré-vestibulares sociais ajudam jovens estudantes no sonho de entrar para uma faculdade.
O vestibular é um desafio por si só. Uma época de dedicação, renúncias e escolhas. Mas, para alguns estudantes, o obstáculo pode ser ainda maior.
Educação financeira é algo que se aprende na escola ou na vida?.
O que é educação financeira? Não é aprender a guardar dinheiro, é aprender a gastar, é aprender a fazer escolhas.
Volta às aulas é oportunidade para educar as crianças financeiramente.
Essa época de volta às aulas é uma boa oportunidade para os pais pensarem em educação financeira.
Personagens e heróis da moda encarecem em até 400% o preço dos artigos escolares.
Monster High, Frozen, Homem-Aranha, Peppa e Minions. Os desenhos infantis, que fazem a cabeça das crianças, estampam cadernos, mochilas, lancheiras e outros itens de material escolar, mas podem custar até 400% mais do que outros sem nenhum personagem licenciado.
Educação financeira para crianças evita adulto endividado.
Educar financeiramente uma criança é um trabalho árduo e que pode interferir diretamente no futuro dos jovens.
Não deixe seu filho encarar a mesada como uma recompensa.
Cuidar do próprio dinheiro nem sempre é tarefa simples. Ter bons hábitos financeiros depende de disciplina, determinação e, muitas vezes, alguns tropeços para que fique o aprendizado.
Na crise, educação financeira de crianças e jovens preocupa.
A formiga trabalhou de forma disciplinada no verão para garantir comida nos dias de inverno. Já a cigarra levou a vida a cantar e, quando o frio chegou, não tinha o que comer. Em tempos de crise, a formiguinha virou exemplo de boa conduta em finanças pessoais.
"Mesada é importante, mas exige orientação".
Uma em cada quatro mães utiliza a mesada como uma prática de educação financeira.
Como evitar que seu filho se torne consumista.
Quem tem filhos sabe que aguentar alguns “eu quero, pai” e muitos “compra, mãe” faz parte. É normal que as crianças queiram ganhar alguns presentinhos, mas é importante que os pais fiquem atentos a exageros.
Pais poupam desde cedo para garantir educação dos filhos.
Garantir uma boa faculdade para os filhos é um desejo de muitos casais desde a descoberta da gravidez.
Mesada não é só dinheiro! Leia mais sobre os tipos de mesadas e como ensinar seus filhos a lidar melhor com suas finanças.
Mesada não é só dinheiro! Para o educador financeiro e presidente da Dsop, Reinaldo Domingos, os primeiros anos de vida são o momento ideal de começar a aprender a lidar com recursos monetários.
Existe um melhor momento para receber educação financeira?.
No artigo intitulado “Why ‘Just in Time’ Financial Education Is Too Late”, Annamaria Lusardi explica porque acredita que transmitir educação financeira somente no momento da tomada de decisão já é tarde demais.
Mesada com cartão pré-pago pode ajudar na educação financeira dos seus filhos.
Cresce o número de crianças e adolescentes utilizando uma versão digital do tradicional cofre do porquinho. O mercado vem ampliando as opções de cartões pré-pagos para que pais ou responsáveis possam dar — e, sobretudo, controlar — a mesada dos filhos. O uso do produto, contudo, divide as opiniões de especialistas.
Dia das Crianças em tempos de crise: é possível festejar com os pequenos sem comprometer o orçamento.
Comemorar o Dia das Crianças não implica, necessariamente, em gastar mais do que as finanças permitem. Especialistas do SerasaConsumidor dão dicas para agradar os pequenos, aproveitando a oportunidade para dar uma aula de educação financeira para toda a família.
Educação financeira para crianças na volta às aulas.
As crianças voltaram para a escola, a rotina da casa voltou ao normal e agora é momento de ficar de olho no desempenho delas para não ter a desagradável surpresa de um boletim com notas vermelhas daqui a alguns meses.
10 dicas financeiras de pais para filhos.
O Saldo Positivo dá-lhe 10 dicas para que os pais falem com os filhos sobre dinheiro.
3 Maneiras de Arruinar o Futuro de Seu Filho.
Educar os filhos não é uma ciência, nem tampouco uma daquelas atividades repletas apenas de prazer e alegria. Dá orgulho, mas dá trabalho, muito trabalho. Fórmulas, manuais, livros, opiniões, são muitas as fontes de informação capazes de oferecer aos pais exemplos de como agir e do que (não) fazer.
Tarefas cotidianas são a melhor forma de iniciar a educação financeira infantil..
Uma simples ida ao supermercado pode ser uma aula de economia para as crianças, independentemente da idade delas. Isso porque as atividades do dia a dia são a melhor maneira de iniciar a educação financeira com os filhos, para mostrar de forma prática e objetiva como fazer bom uso do dinheiro.
Diálogo é fundamental para o consumo responsável..
“O dia das crianças é uma boa data para que pais e filhos aprendam a consumir melhor”, afirma Carlos Eduardo Batalha, gestor da Escola de Educação Financeira do Rioprevidência. “Apesar da felicidade dos filhos não ter preço, os brinquedos têm”, explica. Os pais precisam ter cuidado para não adquirirem um presente além do que as suas condições financeiras permitem.
Crianças devem aprender noções de empreendedorismo – a Educação Financeira deve fazer parte desta construção..
A maioria das crianças já dão mostras de que perceberam a realidade do sistema econômico em que vivem, no qual aprender a poupar para gastar ainda não faz parte da mesma equação.
Crianças seguem exemplo dos pais em relação à educação financeira..
A educação financeira entrou de vez nas escolas. O governo lançou a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) para colocar na pauta das discussões escolares a necessidade de levar o tema para sala de aula.
Maioria dos pais conversa com filhos sobre a situação financeira da família..
Uma pesquisa do SPC, Serviço de Proteção ao Crédito, mostrou que a maioria dos pais conversa com os filhos sobre dinheiro e sobre a situação financeira familiar, mas nem todos sabem com que idade as crianças já começam a compreender esses assuntos.
Comportamento: Educação financeira para adolescentes..
Um dos grandes desafios dos pais na atualidade é ensinar o valor do dinheiro para seus filhos adolescentes. Bombardeados pelas campanhas publicitárias e pelos hábitos de consumo de seus colegas, o adolescente é grande consumidor de produtos variados. Por isso, a educação financeira é assunto para a mesa de jantar.
Educação financeira: é de pequeno que se aprende..
Se a educação financeira é um dos maiores problemas para os adultos lidarem bem com suas economias, a solução pode estar nos pequenos. De acordo com Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef), publicada em 2007, crianças familiarizadas com o uso do dinheiro têm mais chances de se tornarem adultos financeiramente conscientes. Mesmo que pareça complicado, o processo pode começar com uma simples mesada.
Educação Financeira aos 6 anos de idade..
Não é de hoje que o currículo da rede pública de ensino passa por alterações. Pensando em proporcionar aos alunos informações sobre a utilização do dinheiro, o Ministério da Educação já planeja a inclusão da disciplina de educação financeira no ensino fundamental em, no máximo, três anos.
Um verdadeiro presente para as crianças: educação financeira..
O Brasil é um país onde, por muitas décadas, as pessoas conviveram com enormes dificuldades econômicas. O grande exemplo disso era representado nos altos índices inflacionários, que levaram grande parte de uma geração a não ter uma convivência sadia e estratégica com o dinheiro.
Crise externa acelera educação financeira a crianças e jovens..
Em tempos de economia mundial turbulenta, ensinar crianças e jovens a lidar com as finanças é mais estratégico e necessário. Um ‘abismo’ separa aquele tempo em que os pais diziam "largue esse dinheiro, isso é sujo" e os dias de hoje em que a lição é "guarde esse dinheiro que ele vai render mais ainda".
Mesada: hábitos financeiros saudáveis ensinados desde cedo..
A mesada é um instrumento eficaz na educação financeira infantil. Através dela são ensinados à criança princípios de limite, responsabilidade e planejamento.
Mesada deve ser levada a sério pelos pais..
A mesada é um ótimo instrumento de educação financeira. Permite que as crianças e os jovens possam dispor de algum dinheiro para experimentar a liberdade e a responsabilidade que estão associados a isso. Mas, como todo instrumento, deve ser acompanhado de orientações para uso, de “calibragem”, de acompanhamento.
Dicas de Educação Financeira de pais para filhos..
Como inserir a educação financeira na vida das crianças? Este é um grande desafio, principalmente porque há o entendimento de que o tema está embasado na matemática, cálculos e planilhas. Mas, é importante ter sempre em mente que, apesar destas ferramentas serem importantes, educação financeira tem suas bases no comportamento, hábitos e costumes de como você lida com o dinheiro que ganha e que gasta.
É comum que os pais, principalmente as mães, deixem de se preocupar consigo mesmos em prol dos filhos. Na tentativa de dar aos pequenos o que não tiveram na juventude, muitas mulheres deixam de poupar para a própria aposentadoria.
Depoimentos
"Fiquei muito satisfeito com iniciativa de compartilhamento de conhecimento desenvolvido pela professora Olivia sobre o tema da alimentação adequada/ saudável."
Guilherme Gomes - Professor Aposentado - participante da Palestra: Aproveitamento Total dos Alimentos - da Teoria à Prática.
Eventos dos Parceiros