Finanças Comportamentais
Ciência comportamental ganha espaço dentro de políticas públicas no Brasil.
Na busca pela melhor compreensão do comportamento humano, a ciência comportamental oferece uma nova perspectiva sobre como funciona a tomada de decisão dos indivíduos.
6 dicas para controlar os gastos no cartão de crédito.
Deslizes com o uso de cartões de crédito podem fazer desses pequenos aliados um grande problema
Orçamento doméstico é primeiro passo para estabilidade financeira.
Em épocas de crise, otimizar os ganhos e ter controle sobre os gastos é ainda mais importante. Uma simples gestão dos recursos da casa pode colocar as contas em dia e trazer a tão sonhada estabilidade financeira.
SUSEP divulgará pesquisa inédita sobre educação financeira.
A Superintendência de Seguros Privados (Susep) divulgará, no próximo dia 19 de maio, um estudo sobre a educação financeira e seus reflexos no mercado de seguros em vários países.
Celular impulsiona acesso à internet no Brasil.
O acesso à internet por celular ultrapassou o por microcomputadores em 2014, de acordo com o suplemento especial da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada nesta quarta-feira pelo IBGE, dedicada ao uso de celular, internet e televisão.
Você sofre e se estressa com as finanças?.
Você gasta mais de 30% da sua renda com prestações como casa, carro, carnê do varejo, crédito pessoal, consignado ou crédito tomado no cartão?
Brasileiros estão tomando empréstimos para quitar dívidas anteriores.
Em meio a um cenário de corrosão dos salários, muitos brasileiros estão tomando empréstimos para quitar outras dívidas, inclusive empréstimos tomados anteriormente para pagar contas.
Brasileiros endividados já são quase 60 milhões.
O ano de 2016 começou batendo recorde de brasileiros endividados, que não conseguem pagar as contas. Culpa principalmente do desemprego.
Que tal ter um robô como consultor financeiro?..
Sabe aquele dito popular “dinheiro não aceita desaforo”? Pois bem. A frase é batida e pode parecer mais um clichê do mundo das finanças pessoais. Mas a verdade é que muita gente ainda continua desaforando o próprio dinheiro.
Famílias ficaram menos endividadas, mas inadimplência cresce em 2015, diz CNC.
O País registrou uma redução de 1,3% no número de famílias endividadas em 2015. No entanto, aumentou a proporção de inadimplentes, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
A Educação Financeira pelo mundo.
A mais abrangente pesquisa global sobre educação financeira, a S&P Global Financial Literacy Survey*, apurou que dois em cada três adultos no mundo são analfabetos financeiros.
Descubra se você é consumista ou comprador compulsivo.
O consumo é algo cotidiano em nossas vidas. É necessária a aquisição de coisas para a manutenção da nossa sobrevivência: roupas para nos vestirmos, comida no supermercado, itens de higiene pessoal, objetos de decoração pra casa.
7 coisas do século 21 nas quais você pode estar viciado.
As campanhas antitabagismo não são mais comuns hoje em dia, mas até crianças sabem que fumar é ruim para sua saúde, pode matar e causar câncer. O álcool também é conhecido por ser perigoso.
5 maneiras de autossabotar suas finanças.
Pequenas atitudes podem ser suficientes para arruinar as finanças. Esses comportamentos geralmente estão ligados a tentativas de obter soluções fáceis para conseguir dinheiro, mas que têm grandes chances de gerar prejuízos no futuro.
Confira como evitar o superendividamento.
Enquanto o endividamento é caracterizado pelas dívidas feitas para a compra de bens e serviços de modo parcelado, independente de os pagamentos serem compatíveis ou não com o orçamento e mesmo de serem quitados regularmente, o superendividamento se caracteriza pela impossibilidade global de o consumidor pagar suas dívidas atuais e futuras.
Conheça a Bliive, a rede social de troca de conhecimento.
Em um ano, a plataforma Bliive, que estimula pessoas a trocar conhecimentos, reuniu 60.000 usuá¬rios em 100 paí¬ses.
Inflação alta? Veja 12 dicas para não estourar o orçamento do mês e controlar seus gastos!.
Conta de luz, gás, gasolina, cebola, carne. Os preços estão em alta, e a inflação acumulada em 12 meses tem rondado perto de 10%.
Para onde vai a Economia Comportamental?.
De onde veio e para onde vai a Economia Comportamental? Para responder a essa pergunta, Magda Osman examina as origens dessa ciência e seu parentesco com a Psicologia, partindo do princípio de que o futuro de ambas se move na mesma direção
Saiba como se tornar um consumidor consciente!.
Todo consumo causa impacto, positivo ou negativo, na economia, nas relações sociais, na natureza e em você mesmo.
Fique longe das crenças limitantes que atrapalham suas finanças.
Você já parou para pensar como é sua relação com o dinheiro? O que ele representa em sua vida? Tudo o que fazemos em nosso dia a dia é baseado em nossas crenças e em paradigmas que criamos e alimentamos a partir de nossas experiências.
ABNT lança selo ecológico para eletroeletrônicos..
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) apresentou na segunda-feira (6/7) seu primeiro selo ecológico para produtos eletroeletrônicos: o Colibri. A certificação garante que os produtos ofereçam menor impacto ao meio ambiente, tanto com relação a substâncias tóxicas quanto ao consumo de energia, desde a matéria prima utilizada até o descarte final.
As promoções e as compras por impulso..
As compras em promoções e as por impulso acontecem com certa frequência com grande parte da população brasileira. O brasileiro, ao contrário de outros povos, como os orientais, não tem o hábito de fazer poupança.
Confiança do consumidor em queda.
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) começou o ano no menor nível desde o início da série histórica, em 2005. Em janeiro, o indicador teve queda de 6,7% ante o mês de dezembro de 2014, passando de 96,2 para 89,8 pontos.
Consumidores preferem empresas reconhecidas por preservarem o meio ambiente, indica estudo..
O desejo de viver mais e melhor, aliado ao medo que catástrofes naturais ocorridas nos últimos anos impuseram, alertando para a necessidade de maior cuidado com o meio ambiente, tornaram o consumidor mais engajado e preocupado em comprar e consumir com consciência, sem exageros e desperdícios que impactem no planeta.
As mulheres e a Educação Financeira..
Fatos. É quase impossível viver sem dívidas nos dias de hoje. Já nascemos devendo. Mas é possível viver, e viver bem, com as contas equilibradas. Basta desenvolvermos a Educação Financeira, que nada mais é do que a administração consciente do próprio dinheiro.
Oniomania: a doença da dívida..
A oniomania (do grego onios, à venda, compra; mania, insanidade, loucura) é um transtorno psiquiátrico que leva a pessoa a comprar sem controle e se endividar. Não é um distúrbio raro, os compradores patológicos constituem 3% da população. Embora a incidência seja maior nas mulheres, os homens também engordam a estatística.
As compras em promoções e as por impulso acontecem com certa frequência com grande parte da população brasileira. O brasileiro, ao contrário de outros povos, como os orientais, não tem o hábito de fazer poupança.
Depoimentos
"Fiquei muito satisfeito com iniciativa de compartilhamento de conhecimento desenvolvido pela professora Olivia sobre o tema da alimentação adequada/ saudável."
Guilherme Gomes - Professor Aposentado - participante da Palestra: Aproveitamento Total dos Alimentos - da Teoria à Prática.
Eventos dos Parceiros