
Como é fácil decidir e providenciar meios para fazer o que gostamos! Amo Sarau!
Um dia muito especial!
Assim que soube pelo meu irmão que haveria um sarau na abertura das comemorações da Semana Cultural Fagundes Varela em sua terra natal, Rio Claro, RJ, dei um jeito de cancelar todas as atividades da semana. Combinei com meu marido e comentei com minhas irmãs, por sorte, a caçulinha de nós transferiu consultas, antecipou aulas e combinamos de ir. Dispensei meu marido.
Saímos do Rio cedo, chegamos ao sítio para o almoço, descansamos e às 17:00h já estávamos prontas para percorrer os 16 km que nos separam da cidade.
Claro que não esquecemos das contas, afinal a EEF (Escola de Educação Financeira) nos ensinou a planejar: Dividimos todas as despesas por dois e fizemos a viagem com bastante reserva.
Como todo bom sarau teve muita música ao vivo com violão, flauta, sax e uma excelente cantora que nos agraciou com melodias antigas e contemporâneas. O que me entusiasmou foi a plateia, muitos professores e alunos desde crianças até adolescentes. Uma jovem flautista da banda infanto-juvenil da cidade tocou chorinhos de Altamiro Carrilho.
Nós, voluntários nos apresentamos com requinte. A Casa da Cultura, toda reformada, com boa acústica e iluminação. Nos sentirmos artistas consagrados! Minha irmã cantou e tocou no violão "Andorinha", uma canção de ninar inédita, composição de uma amiga escritora: Giselle Del Pino. Eu declamei "Armas" de Fagundes Varela, embora tenha sido escrita no século XIX, é muito atual.
— Qual a mais forte das armas,
A mais firme, a mais certeira?
A lança, a espada, a clavina,
Ou a funda aventureira?
A pistola? O bacamarte?
A espingarda, ou a flecha?
O canhão que em praça forte
Faz em dez minutos brecha?
—Qual a mais firme das armas?
O terçado, a fisga, o chuço,
O dardo, a maça, o virote?
A faca, o florete, o laço,
O punhal, ou o chifarote?...
A mais tremenda das armas,
Pior que a durindana,
Atendei, meus bons amigos:
Se apelida: - A língua humana!
Para culminar, o encerramento da Abertura da Semana Cultural Fagundes Varela, alguns integrantes da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa se apresentaram no Social Clube Rio Clarense.
Voltamos para casa revigoradas pensando em ficar para participar dos eventos que serão apresentados até o dia 24, sábado, mas os compromissos nos esperam.
Como é bom toda a família frequentar a Escola de Educação Financeira do Rioprevidência, assim, tudo que queremos fazer se torna possível com planejamento e divisão de despesas.
![]() |
Lucia Borges Aluna da Escola de Educação Financeira do Rioprevidência |
Depoimentos
"Fiquei muito satisfeito com iniciativa de compartilhamento de conhecimento desenvolvido pela professora Olivia sobre o tema da alimentação adequada/ saudável."
Guilherme Gomes - Professor Aposentado - participante da Palestra: Aproveitamento Total dos Alimentos - da Teoria à Prática.