
Já notei que de tempos em tempos provoco mudanças bem significativas em minha vida.
Completamos, em abril, cinco anos que eu e meu marido voltamos para o Rio de janeiro, o ciclo se fechou e estou em "ebulição".
Tive, em junho, alguns problemas de saúde que me levaram à reflexão. Resolvi me cuidar!
Para tratar do corpo, além de exercícios, estou fazendo consultas com médicos e exames. Para cuidar das finanças, estou sempre atenta ao planejamento e ao orçamento financeiro e para completar, estou estudando a Bíblia diariamente com a ajuda de um programa em EXCEL para lê-la em um ano e frequento a Escola Dominical da Igreja Presbiteriana do Méier.
E aí eu me pergunto: — Como estou me saindo com tantas atividades?
Em minha autoanálise tive momentos muito interessantes e tenho a impressão que acontece com outras pessoas, mas, ainda não perguntei a ninguém. Para mim, o emagrecimento é um problema sério, chego a comparar a obesidade com a taxa alta de juros que pago pelo meu descontrole alimentar... Estou em dieta e sempre que vou ao médico ou nutricionista, procuro dentre os meus vestidos, o mais leve e não uso adereços, somente aliança e um pequeno brinco de segundo furo, ao invés de libertar-me da ansiedade e fazer a dieta naturalmente como a citação do filósofo Facundo Cabral.
Percebi que o mesmo eu fazia com as finanças, ao invés de me preocupar em planejar, analisava se o valor do cartão de crédito estava alto ou se utilizaria o cheque especial se comprasse o que pretendia e não analisava: Eu preciso? Eu posso? Tem que ser agora?
Na Escola de Educação Financeira do Rioprevidência que frequento desde janeiro de 2012, aprendi a poupar e controlar meus gastos de acordo com minhas receitas.
A modernidade nos proporciona a facilidade de nos confraternizarmos com pouco gasto. Nós, cariocas, saímos para nos distrair dividindo as despesas de transporte e restaurante, antigamente se falava: Quem convida, paga a despesa.
Os restaurantes têm sempre pratos para quem tem restrição alimentar e se, por um acaso, estivermos com nosso automóvel e quisermos beber, a seguradora oferece uma opção de chofer para nos levar em casa.
Em 2008, em homenagem a minha amiga Ana Magalhães, proprietária do Quiosque Drink Café, escrevi o poema "RIO, ANA, LAGOA".
E o Rio chora mágoas ao amanhecer...
Mas logo vem o sol
E clareia todas as nascentes
De paz, amor e prazer...
Ao sol poente, com o Cristo abençoando
Tudo é alegria a renascer.
E do bairro mais distante
Até a Lagoa, acreditem:
É tanto desejo e gente contente
Que os amigos se encontram
E os copos se enchem...
E se esvaziam... e se enchem novamente...
Não queremos pensar
Tão pouco nos preocupar
Só queremos ficar à toa...
Rio, Ana... Lagoa.
Agradeço mais uma vez a Escola de Educação Financeira do Rioprevidência, pois os ensinamentos que utilizo para controlar minha saúde financeira, aplico em minha saúde física, emocional, intelectual/mental, social e espiritual.
![]() |
Lucia Borges Aluna da Escola de Educação Financeira do Rioprevidência |
Depoimentos
"Fiquei muito satisfeito com iniciativa de compartilhamento de conhecimento desenvolvido pela professora Olivia sobre o tema da alimentação adequada/ saudável."
Guilherme Gomes - Professor Aposentado - participante da Palestra: Aproveitamento Total dos Alimentos - da Teoria à Prática.