Era uma segunda-feira, horário do curso de 9 às 18 horas. Turma de seis alunos, bem heterogênea

Isso fez a diferença! Foi o sexto curso de "Organize suas Finanças - Orçamento Familiar em Excel" que fiz na Escola de Educação Financeira do Rioprevidência. Não teve um igual ao outro, o dinamismo do professor não deixa cair na rotina. Começamos a entender a pesquisa Data Popular, que traz números preocupantes em relação à organização financeira doméstica das famílias brasileiras:

“36% dos pesquisados declaram ter perfil de tipo gastador, 54% não conseguiram honrar suas dívidas pelo menos uma vez na vida e apenas 31% poupam regularmente para aposentadoria."

Observa-se também que parte crescente da renda familiar tem sido destinada ao consumo, o que torna as atuais taxas de poupança demasiadamente baixas."

(Apresentação em Power Point do Curso Organize suas Finanças)

Após analisarmos nossa identidade financeira, chegou a hora de planejar. Entendemos o ciclo de planejamento e aprendemos a traçar nosso "Plano de Voo".

Cada um de nós se apresentou dizendo nome, profissão e o que nos levou a fazer este curso numa segunda-feira.

Um dos participantes, já investidor, tinha interesse em passar o que aprendesse para os filhos; outro estava preocupado em economizar para regularizar a casa em que mora; uma professora, que comprou um apartamento, vem quitando duas prestações ao invés de guardar na poupança, queria saber o que era mais vantajoso; uma outra aluna, disse que veio de uma família desestruturada financeiramente e só agora resolveu se interessar pela Educação Financeira; eu gosto de saber das novidades e me atualizar com as mudanças nas planilhas de orçamento familiar, de obras, de controle de gasto com carro e muitas novidades que surgem.

O que mais me admirou foi que uma colega, super interessada, formada em Administração, fazendo pós-graduação e curso para concurso, muito entendida em problemas gerados por dívidas e empréstimos recebeu uma proposta do banco quando já estava quase terminando de pagar um empréstimo e, ao analisá-la, considerou que era uma ótima proposta.

Era a seguinte: Ofereceram o valor a ser quitado mais R$4000,00, que contabilizando os juros num tempo maior, ela conseguiria guardar o dinheiro excedente.

Ela achou vantagem, porque não percebeu que os juros caem a medida que o prazo de pagamento aumenta e não verificou o CET. Colocou na poupança o excedente (R$4.000,00) para render a seu favor e iria pagar ao banco juros compostos bem mais altos do que os recebidos na poupança.

Ela consegue ver ganho ao se endividar...
Ao terminarmos o curso, todos estávamos entusiasmados em começarmos com a planilha de orçamento familiar e fazer outros cursos que permitem encararmos as armadilhas dos bancos e cartões de crédito com maior segurança.

Vimos no curso que os pilares da administração do dinheiro são:
* Ganhar
* Poupar
* Investir
* Gastar
Compartilhar

O interessante é que em todos os cursos que participei, ninguém se lembrou do item "Ganhar".
Todos saímos dispostos a seguir a mensagem do slide:

Regra n°1: Equilibre e desenvolva habilidades para Planejar a sua vida financeira.



lucia_borges   Lucia Borges

Aluna da Escola de Educação Financeira do Rioprevidência
Analista de Sistemas e Professora de Informática - aposentada
luz.borges@gmail.com



Depoimentos

"Fiquei muito satisfeito com iniciativa de compartilhamento de conhecimento desenvolvido pela professora Olivia sobre o tema da alimentação adequada/ saudável."


Guilherme Gomes - Professor Aposentado - participante da Palestra: Aproveitamento Total dos Alimentos - da Teoria à Prática.

continue lendo