Cheguei no "Meu Cantinho" nas primeiras horas da manhã

E ao escrever sobre o que havia percebido, fiquei entusiasmada com minhas mudanças. Descobri que estou revivendo o que passei há mais de 35 anos com filhos e sobrinhos: perceber que as crianças cresceram.

Meu Deus! Como o tempo passa rápido.
Certa vez, liguei para casa de minha irmã e pedi para minha sobrinha, na época com 10 anos, para chamá-la. Carinhosamente falei:
— Piu-Piu, chame sua mãe.
Ela prontamente passou o telefone para a mãe e comentou:
— Tia Lu é boba!
Percebi que ela havia crescido...

Esta semana, me dei conta que meus netos cresceram! Os assuntos que fico imaginando para falar com eles, os livros que gostaria de indicar já não fazem sentido.
Quando converso com eles os assuntos giram em torno de finanças: câmbio, juros da poupança, mesada...

Os cursos da Escola de Educação Financeira me dão suporte para, junto com seus pais, orientá-los na elaboração de planilhas. Calculam quanto tempo precisarão juntar as mesadas para comprar euros e dólares para viagens ou compra de videogames e os muitos "I’s" que a Apple vai lançando em curto espaço de tempo. Anunciam brinquedos, jogos e vídeo games que já não utilizam, vendem e guardam o dinheiro na poupança.

Minha neta mais nova comenta sobre maquiagem, livros para pré-adolescentes e com a ajuda do irmão faz previsões de ganhos de mesada olhando o total que terá para realizar um sonho.
Meu neto mais velho lê romances policiais do escritor norte-americano Dan Brown, coleciona CDs de bandas heavy metal, se interessa pelo estudo de guitarra elétrica, curso de inglês... Nos intervalos dos estudos escolares.

É estranho perceber que o crescimento físico e intelectual de meus netos me impulsiona de uma maneira harmoniosa, prazerosa. Na época da criação de meus filhos eu estava "correndo atrás" de meu próprio crescimento e muito preocupada em orientá-los, não tinha tempo para curtir.

Quando meus netos nasceram, estavam na primeira infância, para me comunicar com eles comecei a gostar do azul e rosa bebê. Brincava que a graduação de avó já havia conseguido com o nascimento deles, aí comecei a fazer cursos de pós-graduação: Origami, contação de histórias, teatro...
Levava-os a teatros infantis, cinemas... Sentia-me jovem.

Mais de dez anos se passaram do nascimento da mais nova e me dei conta que evoluí com eles.
A cada visita na casa de meus filhos, volto com novidades que, tenho certeza, só me interesso porque vejo o valor que eles dão. Estão no top de linha em tecnologia e nos atualizam. Eu e meu marido não paramos no tempo.

Estamos sempre alertas para o conforto e temos consciência para discernir o que vamos aproveitar para não gastar dinheiro com "despesas invisíveis", como aprendemos com o Professor Batalha no curso de "Organize suas finanças - Orçamento Familiar em Excel" da Escola de Educação Financeira do Rioprevidência ("Despesas invisíveis" são aqueles cento e tantos canais que a TV a cabo nos oferece e utilizamos apenas dois; a academia de ginástica que nos dá direito a fazer musculação, dança, alongamento, aeróbica... e nosso interesse é só hidroginástica; os famosos COMBOS... Assunto que comentarei na próxima crônica sobre "Compra Coletiva".)
Neste ano de 2014 estou conseguindo me organizar: "Fazer limpeza no armário / Retirar traças e teias / E angústias da minha mente / Parar de sofrer / Por coisas tão pequeninas...”.

Hoje vou “Dançar e cantar por hábito / E não ter cantos escuros / Pra guardar os meus segredos / Parar de dizer: ‘Não tenho tempo pra vida / Que grita dentro de mim’ / Me libertar!”.
Hoje aqui, no "Meu Cantinho", nesta manhã maravilhosa, tive um "insight". Hoje tive a capacidade para discernir o problema que me aflige. Longe de meus netos, imagino que ainda são crianças, quando estou perto deles percebo que já cresceram.

Alcancei a íntima natureza das coisas, percebi de uma maneira intuitiva que tenho que pensar em meus netos o tempo todo, com a noção que eles cresceram, não são mais criancinhas que ficam ansiosas para encontrar a vovó... O mundo está se descortinando para eles e fico muito feliz, como fiquei quando percebi o crescimento de meus filhos.
Cada curso que faço na Escola de Educação Financeira do Rioprevidência é um grande passo para minha atualização e compreensão das mudanças do mundo em que vivemos, com isso tenho a liberdade de escolha do estilo de vida que quero levar.



lucia_borges   Lucia Borges

Aluna da Escola de Educação Financeira do Rioprevidência
Analista de Sistemas e Professora de Informática - aposentada
luz.borges@gmail.com



Depoimentos

"Fiquei muito satisfeito com iniciativa de compartilhamento de conhecimento desenvolvido pela professora Olivia sobre o tema da alimentação adequada/ saudável."


Guilherme Gomes - Professor Aposentado - participante da Palestra: Aproveitamento Total dos Alimentos - da Teoria à Prática.

continue lendo