
No ano passado, sugeri a minha irmã que assistisse à palestra de Empreendedorismo
Na Escola de Educação Financeira do Rioprevidência. Eu me inscrevi também. A palestrante, muito capacitada, tirou dúvidas sobre todos os assuntos e no final abordou diversos temas de interesse da plateia.
O que nos levou a palestra foi o trabalho de Agente de Turismo que minha irmã começou a exercer depois de aposentada do Estado e da Prefeitura do Rio de Janeiro. A palestrante, muito atenta, afirmou que se ela regularizasse a atividade, com quinze anos de contribuição poderia se aposentar por idade pelo INSS.
A informação serviu para mim. Tenho 12 anos de contribuição ao INSS, e com mais três anos pagando uma parcela pequena posso ganhar mais uma aposentadoria, agora por idade.
Saí da palestra, coloquei todos os meus documentos de professora de colégio particular em uma pasta, liguei para 135 e agendei uma consulta.
No dia agendado, recebi uma senha e prontamente fui atendida e orientada sobre como deveria proceder. Já contribuo há um ano e meio.
Com parcelas mensais que não chegam a R$80,00 por mês, estou fazendo um investimento que, daqui a um ano e meio, me garantirá mais um salário mínimo para receber enquanto viver.
Admiro muito Mário Quintana e lembrei-me desse poema esta semana durante a hidroginástica, ouvindo as histórias de aposentadoria que minha amiga de infância contava para nosso grupo: "As Mosqueteiras".
"Seiscentos e Sessenta e Seis
A vida é uns deveres que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são 6 horas: há tempo …
Quando se vê, já é 6ª-feira…
Quando se vê, passaram 60 anos…
Agora, é tarde demais para ser reprovado…
E se me dessem – um dia – uma outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
seguia sempre, sempre em frente … E iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas."
Ao completar sessenta anos, "é tarde demais para ser reprovada...", mas nunca é tarde para aprender.
A Escola de Educação Financeira recebe todas as idades e, além de nos educar financeira e gratuitamente, nos ensina a viver com segurança, tranquilidade, intensidade. Nos orienta a atingir a "Segurança Financeira".
![]() |
Lucia Borges Aluna da Escola de Educação Financeira do Rioprevidência |
Depoimentos
"Fiquei muito satisfeito com iniciativa de compartilhamento de conhecimento desenvolvido pela professora Olivia sobre o tema da alimentação adequada/ saudável."
Guilherme Gomes - Professor Aposentado - participante da Palestra: Aproveitamento Total dos Alimentos - da Teoria à Prática.