No início do mês de novembro, verifiquei em minha conta bancária o depósito de minha aposentadoria

Me assustei com um valor muito maior. Era sábado e não tinha como tirar a dúvida no banco.
Depois do primeiro impacto lembrei que poderia consultar o boletim de pagamento no site da empresa. Acessei a página e, para minha surpresa, tive aumento em um dos itens do contracheque e veio com atrasados.

Durante toda minha vida profissional tive surpresas como essa e ficava feliz porque tinha como cobrir cheque especial ou algum empréstimo. Na verdade, não lembro como me comprometia com estas dívidas. Não tenho a mínima ideia se alguma delas me trouxe felicidade, só me lembro da surpresa e alegria ao usar o dinheiro recebido "a mais" para saudá-las.

Graças ao meu empenho em seguir os ensinamentos de meus filhos, fixados com os cursos da Escola de Educação Financeira do Rioprevidência, minha vida mudou.

Estava com o eletricista substituindo a fiação de meu apartamento e colocando o sistema trifásico, o orçamento já ultrapassava em 30% do orçado. A poupança estava cobrindo todas as despesas previstas e eu feliz com minha disciplina.

Ao verificar meu saldo, a emoção foi tanta que chamei meu marido e liguei para meus filhos para dar a notícia. Acho que sentiria a mesma emoção se ganhasse na loteria.

Como dizia Bob Marley, "Nossas vidas são definidas por momentos. Principalmente aqueles que nos pegam de surpresa." Esse momento fez com que eu refletisse o que mudou em mim e porque parecia tão especial um momento que já havia vivido tantas vezes: Dinheiro a mais na conta bancária...
Após uma breve análise, fiquei feliz porque não iria descapitalizar a poupança para pagar o eletricista e ainda conseguiria depositar o restante para render.

A sensação foi muito agradável e não entendi porque estava tão satisfeita. Deduzi que quando podemos optar em como gastar o dinheiro que ganhamos, a sensação de liberdade é muito gratificante.

"A cada manhã, exijo ao menos a expectativa de uma surpresa, quer ela aconteça ou não. Expectativa, por si só, já é um entusiasmo.
Quero que o fato de ter uma vida prática e sensata não me roube o direito ao desatino."
Martha Medeiros

Esta citação de Marta Medeiros parece feita para este momento que vivi.
Mais uma vez reforço: o que tenho aprendido nos cursos da Escola de Educação Financeira me surpreende todos os dias!
O que mais gosto nesta Escola, é que aprendemos a fazer escolhas com "desatino".



lucia_borges   Lucia Borges

Aluna da Escola de Educação Financeira do Rioprevidência
Analista de Sistemas e Professora de Informática - aposentada
luz.borges@gmail.com



Depoimentos

"Fiquei muito satisfeito com iniciativa de compartilhamento de conhecimento desenvolvido pela professora Olivia sobre o tema da alimentação adequada/ saudável."


Guilherme Gomes - Professor Aposentado - participante da Palestra: Aproveitamento Total dos Alimentos - da Teoria à Prática.

continue lendo