Final do mês está se aproximando

Apesar de preparar a planilha de orçamento doméstico mensalmente. Fico atenta e verifico diariamente se os pagamentos agendados e em débito automático estão sendo efetuados sem problemas.

Resolvemos, eu e meu marido, renovar a fiação e as instalações de nosso apartamento. A despesa será muito alta com a compra do material e mão de obra.
Aprendi no curso "Organize suas Finanças" que ao fazermos o planejamento de uma obra, teremos que contar com mais 30% do valor estimado para despesas extras.
Estava às voltas com a planilha, vendo onde podemos economizar, pois não queremos comprometer o décimo terceiro com esta obra.

Lembrei-me de "Beremiz Samir", personagem da obra de Malba Tahan. O calculista resolvia todos os problemas com muita inteligência e notável aptidão para a ciência dos números.
Parei de esquentar a cabeça com a planilha e fui reler o livro "O Homem que Calculava". Logo no terceiro capítulo, onde é narrada a singular aventura dos 35 camelos que deviam ser repartidos por três árabes, Beramiz Samir efetua uma divisão que parecia impossível contentando plenamente os três querelantes.

Após a partilha da herança ainda houve lucro com a transação.

"E o astucioso Beremiz -o Homem que Calculava- tomou logo posse de um dos mais belos ‘jamales’ do grupo e disse-me entregando-me pela rédea o animal que me pertencia: Poderás agora, meu amigo, continuar a viagem no teu camelo manso e seguro: Tenho outro, especialmente para mim!”
Continuei a ler o livro e cada capítulo me encantava mais e mais com os cálculos que eram feitos pelo personagem.

Parei de reler o livro, entrei no site da EEF e vi com muita surpresa o novo curso "Matemática Financeira", me inscrevi e fiquei ansiosa para chegar o dia da aula.
A professora Cristiane explicou com maestria: Potenciação; Capitalização Simples e Composta; Desconto Composto; Taxas; Rendas Financeiras; Planos de Amortizações... Foi um dia que só pensei em Matemática Financeira, matéria que gostei muito no Curso Técnico de Contabilidade que fiz aos 18 anos.

Monteiro Lobato escreveu: "Só Malba Tahan faria uma obra assim, encarnação que ele é da sabedoria oriental. Obra alta, das mais altas, e só necessitada de um país que devidamente a admire; obra que ficará a salvo da vassourada do tempo".

O mesmo digo para o corpo docente e funcionários da Escola de Educação Financeira do Rioprevidência: O que aprendi e ainda aprendo nesta escola "ficará a salvo da vassourada do tempo" na vida de todos que tivemos a oportunidade de participar de seus cursos e palestras.



lucia_borges   Lucia Borges

Aluna da Escola de Educação Financeira do Rioprevidência
Analista de Sistemas e Professora de Informática - aposentada
luz.borges@gmail.com



Depoimentos

"Fiquei muito satisfeito com iniciativa de compartilhamento de conhecimento desenvolvido pela professora Olivia sobre o tema da alimentação adequada/ saudável."


Guilherme Gomes - Professor Aposentado - participante da Palestra: Aproveitamento Total dos Alimentos - da Teoria à Prática.

continue lendo