
“Na diversidade da vida sinto a impermanência física, emocional, intelectual, social, espiritual... e financeira”.
Final do ano está chegando! Aproveito, talvez porque iniciei minha vida profissional trabalhando num escritório de Contabilidade, para fazer um "Balanço" de minhas atividades ou melhor de minhas atitudes.
Este ano de 2014 foi muito especial porque, como rezo sempre a "Oração do Paraquedista", Deus me deu o que sempre peço:
"... Dai-me aquilo que os outros não querem; Mas dai-me, também, a coragem a força e a fé". (http://www.25bipqdt.eb.mil.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=16&Itemid=54)
Tive problemas sérios de saúde, tomei consciência de uma doença crônica, comecei a estudar a Bíblia e frequentar uma Escola Dominical, troquei de carro, dei segmento ao estudo de piano, canto, estou frequentando a UNATI, faço parte do Coral, dei seguimento ao curso de língua estrangeira, fiz tanta coisa que só com a ajuda de Deus dando-me "Coragem, Força e Fé" foi possível.
Considero como aprendizado o fato da vendedora de uma grande loja varejista que sou cliente, se sentir sem constrangimento para me ligar e pedir um empréstimo. Eu que sempre deixava a vida me levar, como me classifiquei logo no início de meu curso de "Organize suas finanças: Orçamento familiar em Excel" na Escola de Educação Financeira do Rioprevidência, fiquei até honrada... O melhor de tudo é que consegui negar com a desculpa que estava descapitalizada porque troquei de carro...
Meu maior problema sempre foi a "generosidade", a quantia não era grande. Com anos de frequência na psicóloga e na EEF, consegui vencer a barreira e negar.
Minha maior frustração, foi a "compra por medo" que fiz no final de outubro, pagarei a primeira de cinco prestações em dezembro e só me livrarei dela em abril. Estas recaídas também são previstas na EEF.
Poupei menos do que havia programado, as despesas com remédio, renovação de enxoval para casa do sítio, aumento do valor mensal do plano de saúde, gastos extras com exames e remédios, tudo contribuiu e vejo isso como mudança de metas. Minha meta principal este ano foi o meu bem estar. Aprendi no Coaching Financeiro, curso que frequentei como atividade extra, na EEF, a fazer um planejamento diário e com isso podemos e devemos modificar nossas metas.
Programei e já comprei passagens para passar o Natal e o Carnaval com meus netos... Iniciei o planejamento para 2015 com muita esperança de conseguir dar continuidade às minhas atividades.
Como dizia Marcello Borges, meu sábio pai:
"A Esperança não é a última que morre, mas a primeira que nasce quando tudo parece estar perdido".
![]() |
Luz Borges Aluna da Escola de Educação Financeira do Rioprevidência
|
Depoimentos
"Fiquei muito satisfeito com iniciativa de compartilhamento de conhecimento desenvolvido pela professora Olivia sobre o tema da alimentação adequada/ saudável."
Guilherme Gomes - Professor Aposentado - participante da Palestra: Aproveitamento Total dos Alimentos - da Teoria à Prática.