Meu "luto" já está terminando!

Tenho sentido emoções que há muito tempo havia esquecido. A parceria com meu marido está como na época em que tínhamos os filhos pequenos e éramos uma equipe.

A máquina de lavar roupas começava a funcionar de madrugada, eu na cozinha, preparando as mamadeiras para deixar na casa de minha mãe, escutava o barulho ritmado e assim que ela terminava o processo de centrifugar, colocava uma certa quantidade de fraldas úmidas no braço e caprichava na hora de estendê-las, o mesmo fazia com os outros tipos de roupas e na hora de passar a ferro, ficava bem mais fácil.

Saía para trabalhar com tudo adiantado, no final de semana curtia o sítio com meus familiares.

Hoje, ao estender as roupas, sentindo o frescor e o perfume do amaciante, lembrei da música que eu cantava ao lavar roupas no tanque: "Juventude Transviada" de Luiz Melodia, trilha sonora da novela "Pecado Capital" (1975): "Lava roupa todo dia, que agonia! Na quebrada da soleira, que chovia...".

Aos poucos, no decorrer do mês, estou preparando o planejamento anual. É difícil retomar as "rédeas" da própria casa, percebemos que andávamos à deriva e isso provoca uma sensação incômoda.

Já estou conseguindo visualizar como agiremos (eu e meu marido) daqui por diante e estou feliz com o que nos aguarda.

- Coloquei minha planta exótica (lança de São Jorge trançada) em cima do fogão e o freezer está abastecido com deliciosas refeições congeladas do "Sabor com Saúde";
- Divido a tarefa de lavar roupas com meu marido e descobri que passar a ferro sentada, ouvindo boa música, me dá prazer;
- Mantenho a limpeza dos banheiros e cozinha diariamente.

O mês está chegando ao fim e já estou escolhendo uma boa diarista para fazer a limpeza pesada.

Meus projetos estão indo de "vento em popa". Pretendo participar, em outubro, de um congresso que falará sobre envelhecimento, cursos na Escola de Educação Financeira do Rioprevidência e no PROCON Carioca, além das atividades que tenho como rotina (UNATI/UCAM, WIZARD e Musica).

Não posso deixar de fazer minhas orações pelos familiares, amigos, Brasil e acrescento sempre a Oração do Paraquedista: ... / Dai-me Senhor o que vos resta / Dai-me aquilo que os outros não querem / Mas dai-me também / A coragem, a força e a fé.

Tenho plena convicção que sem o treinamento da Escola de Educação Financeira do Rioprevidência, não conseguiria me planejar tão bem e dar conta de tantos afazeres.

Obrigada a todos da EEF e da UNATI/UCAM que me preparam para a vida depois dos 65 anos com Autonomia Funcional e Administrativa.



maria_lucia   Lucia Borges

Aluna da Escola de Educação Financeira do Rioprevidência
Analista de Sistemas e Professora de Informática - aposentada
luz.borges@gmail.com

 



Depoimentos

"Fiquei muito satisfeito com iniciativa de compartilhamento de conhecimento desenvolvido pela professora Olivia sobre o tema da alimentação adequada/ saudável."


Guilherme Gomes - Professor Aposentado - participante da Palestra: Aproveitamento Total dos Alimentos - da Teoria à Prática.

continue lendo