"Irmãs, Após consulta prévia ao Consultor de Matemática Financeira Dudu, resolvi quitar o carro e fazer o autofinanciamento que aprendi com a Consultora de Economia Familiar Luz Borges. Sendo assim... usarei a conta-poupança. Legal, né? ... tô me sentindo vitorioso!!"

Quando recebi este e-mail de meu irmão, fiquei tão feliz que o encaminhei para o Gestor da Escola de Educação Financeira - Professor Carlos Eduardo Batalha, que logo sugeriu que eu escrevesse uma crônica. A seguir, li a resposta de meu filho ao e-mail de meu irmão:  "... me parece que a sensação que você está experimentando é a da liberdade de decidir o que você acha mais adequado pra suas contas ao invés de ter que optar pelo "menos ruim" ou pelo "é o que dá pra fazer no momento"; é uma sensação boa mesmo. Acho até que a Luz das Finanças já escreveu uma crônica sobre isso ou pelo menos já conversamos sobre o assunto."


Fico satisfeita ao observar a mudança de comportamento de meus irmãos. Somos cinco, apesar de nossa faixa etária, estamos em permanente evolução, a cada dia me surpreendo com um...
Há quatro anos participo das atividades da Escola de Educação Financeira do Rioprevidência. Hoje, domingo, acompanhei a entrevista que o Gestor da Escola, Prof. Carlos Eduardo Batalha e a Dra. Adriana Raeder deram para o TCE TV. Recordei como foi importante para a mudança de meu comportamento as informações que recebi nas palestras "Aspectos psicológicos do endividamento".
(https://www.youtube.com/watch?v=bwf-HH6Wk1k)


O que acho interessante na psicologia é que, fiz terapia anos e anos... e sempre que decidi alguma coisa ou mudei meu comportamento achei que foi única e exclusivamente por minha vontade, não sinto que o profissional agiu. É um trabalho fantástico!


A última palestra que assisti na EEF foi Planejamento financeiro pessoal orientado para a prosperidade - CRCRJ, quando o Professor Luiz Antonio Leal sugeriu que nós, alunos, fizéssemos "autofinanciamento" para comprarmos o que desejamos, muitos colegas não entenderam.


A primeira vez que pedi informações sobre o pagamento parcelado e depois perguntei se havia alguma condição de pagamento que dava desconto e por fim me informei sobre o preço à vista foi há três anos. Eu me senti tão bem! Sei que as pessoas equilibradas financeiramente sabem, a partir da planilha de orçamento familiar quanto vão investir. Ainda me sinto em recuperação, me convalescendo! Além de poupar o percentual que planejei, pego o primeiro valor que me informaram (parcelado) e agendo para transferir mensalmente para poupança, com isso, ganho por ter pago à vista e pago juros a meu favor. Ganho duas vezes.


Como todo bom professor nos ensina sem percebermos, achei que o autofinanciamento era uma estratégia minha, por isso, mais uma vez agradeço ao Fundo de Pensão Rioprevidência pela criação da Escola de Educação Financeira e a todos os profissionais que me proporcionam uma vida com autonomia financeira.



luz_borges   Luz Borges

Aluna da Escola de Educação Financeira do Rioprevidência
Analista de Sistemas e Professora de Informática - aposentada
luz.borges@gmail.com

 



Depoimentos

"Fiquei muito satisfeito com iniciativa de compartilhamento de conhecimento desenvolvido pela professora Olivia sobre o tema da alimentação adequada/ saudável."


Guilherme Gomes - Professor Aposentado - participante da Palestra: Aproveitamento Total dos Alimentos - da Teoria à Prática.

continue lendo