
"Para Luz..."
"Para Luz,
Ufa! Acabou.
A primeira sensação foi física, meus ombros doem, tensão, apesar de ter tomado um Aprazolam, às 14h, para conter a ansiedade.
... Foi uma ótima parceria nesses quatro anos e meio. na doença da minha mãe, no meu luto, na minha vida pós essa época conturbada ...
Eu, livre, parto para assumir minha vida plenamente, tenho pressa, tempo, tempo, tempo..."
Gilda
Em abril vivi uma situação parecida com a de minha amiga: Demissão de Empregada Doméstica. Achei muito interessante seus comentários e pedi que ela escrevesse.
As situações vividas por nós, depois de aposentadas, filhos criados, despesas com viagens, cursos, artesanatos, remédios, limitadas na hora de fazer uma faxina em casa, todas essas situações nos tornam cúmplices, solidárias...
Minha rotina muda periodicamente! Estive analisando e notei que de cinco em cinco anos a mudança é radical, parece que fecha um ciclo e abre um novo... Tenho a impressão de que isso é que chamam de IMPERMANÊNCIA. Voltei para o Rio de Janeiro e logo fui me ambientando. Em 2011 iniciei na Academia a atividade de hidroginástica, foi tão prazeroso que, com algumas companheiras, praticava musculação e zumba fitness, foi muito divertido.
Neste mesmo ano (2011) soube através de uma amiga da hidroginástica que havia uma UNATI (Universidade Aberta para Terceira Idade) na UCAM (Universidade Cândido Mendes) no Méier, me interessei e comecei a frequentar. Chamei outra amiga e minha irmã e meu marido... e como frequentava o Rioprevidência Cultural, conheci a Escola de Educação Financeira. Com isso fechou-se um ciclo e iniciou-se outro emocionante e movimentado capítulo de minha vida.
As aulas na UNATI/UCAM completavam as da Escola de Educação Financeira do Rioprevidência. Com 65 anos mudei meu comportamento e passei a fazer tudo que planejava: viajar, estudar uma língua estrangeira com meta para terminar o curso, estudar música, participar do Coral da UNATI, frequentar Escola Dominical para aprender a ler a Bíblia.
A ausência da Empregada Doméstica em minha vida foi uma benção como tem sido para minha amiga Gilda. Temos menos preocupação com a administração deste "sonho de consumo" e descobrimos que não precisamos delas diariamente, basta a faxineira uma vez por semana.
Com a ausência de minha empregada, achei que teria que diminuir minhas atividades, porém minha sorte com amigos é tão grande que ao comentar na piscina minha preocupação, lembrei-me de minha amiga que além de professora aposentada, tem, como atividade fabricar e vender pratos congelados. Graças ao "Sabor com Saúde", minhas taxas nos exames estão bem melhores e meu tempo dá e sobra... com a ajuda de meu marido estamos dando conta dos afazeres domésticos.
Com uma bela violeta lilás em cima do fogão, aos 68 anos, fico feliz em poder participar com minhas novas "amigas de berçário" de tantas atividades que a UNATI/UCAM nos oferece e perceber o quanto estas atividades fazem bem a mim, meu marido e meus amigos.
![]() |
Luz Borges Aluna da UNATI/UCAM - Méier (Canto Coral)
|
Depoimentos
"Fiquei muito satisfeito com iniciativa de compartilhamento de conhecimento desenvolvido pela professora Olivia sobre o tema da alimentação adequada/ saudável."
Guilherme Gomes - Professor Aposentado - participante da Palestra: Aproveitamento Total dos Alimentos - da Teoria à Prática.