"Cartucho de Impressora Jato de Tinta"
"Pigmentos de Platina"

Hoje quero falar de algo que todos já sabem, mas não vejo nenhuma iniciativa para acabar com esse descalabro.
 

Comprei em 30 de janeiro e fiquei todo feliz com o design e imponência da minha impressora HP Officejet Pro 8100 ao custo de 349,00 reais - pois bem, depois de 10 meses de uso, os cartuchos de tinta se esgotaram. Saí em campo (Internet) para pesquisar o menor preço de cartuchos originais, claro! Aí começa minha infelicidade, pois há cartel nos preços, só alteram o preço do frete ou o parcelamento. Bem... os quatro cartuchos (Preto, magenta, ciano e amarelo) custam um total de 437,60 reais!!!!!

 

A mesma impressora é anunciada por 299,00 reais!! A tinta é 50% mais cara que a impressora nova, que baixou 14%! Estive pensando: tento vender minha bela impressora por qualquer 50,00 reais e compro outra nova já com tinta. Que tal a ideia?

Agora minhas comparações vão aborrecer muita gente, mas quem leu até aqui, talvez ainda tenha paciência. Imagine você comprar seu carrinho de 35.000,00 reais e quando precisar trocar os pneus, ter de desembolsar a mixaria de... 52.500,00 reais! Pode??? Vendo meu carro usado desvalorizado e compro um novo?
 

Voltemos ao preço da tinta de impressora. Um cartucho de 53ml de tinta preta custa 134,90. Com uma regra de 3 simples, chegamos ao preço de 2.545,20 o litro. As outras cores (magenta, ciano e amarelo) são em cartuchos de 17ml. Com a famosa regra de 3 chegamos a 5.935,29 o litro de cada cor.

Resumo: a impressora leva 4 cartuchos: 1 preto e mais 3 coloridos.Transformemos em litros= Total 4 litros...estão sentados? 20.351,15 reais.

 

Essa conversa me deu fome, não sei o porquê pensei em folhas de louro para botar no feijão. Um envelopinho com folhinhas e mais uns talinhos pra pesar 6 gramas, custa 2,00 reais. Quanto sai mesmo o kilo? 333,00 reais. Em nosso sítio existem pés de louro!! Dá ou não uma enorme vontade de vender envelopinhos com 8 gramas (só folhas) por 1,50 reais? Ganharia na concorrência com o hortifruti...


Pra encerrar esse desabafo, alguém me perguntará como cheguei a esses devaneios econômicos, responderei: — Graças aos ensinamentos obtidos na Escola de Educação Financeira do Rioprevidência.

 

Sinceramente não sei como sensibilizar alguém quanto a esses assuntos, mas pelo menos posso com um e-mail alertar umas 5 pessoas de meus 50 contatos, porque a maioria nem lerá por ser extenso. Mas se estas 5 pessoas conseguirem alertar mais 25...a progressão fará algum barulho.
Um abraço a quem leu até o final!

 

P.S. Diante de minha indignação, pesquisei no Google e encontrei a explicação, que não me convenceu: https://pt.wikipedia.org/wiki/Impressora_de_jato_de_tinta



francisco_borges   Francisco Borges da Costa

Aluno da Escola de Educação Financeira do Rioprevidência
Aluno da UNATI/UCAM
Vendedor da Kodak - aposentado
fgbcosta@gmail.com



Depoimentos

"Fiquei muito satisfeito com iniciativa de compartilhamento de conhecimento desenvolvido pela professora Olivia sobre o tema da alimentação adequada/ saudável."


Guilherme Gomes - Professor Aposentado - participante da Palestra: Aproveitamento Total dos Alimentos - da Teoria à Prática.

continue lendo