
A educação financeira realmente mudou a minha vida!
Minha mãe sempre administrou muito bem o dinheiro da casa. Sempre me espantava o jeito que ela conseguia gerir nossas despesas, poupar e ainda nos dar uma vida tranquila e sem deixar faltar nenhum item. Fui crescendo e percebendo que, por mais que a minha mãe nunca tenha tido aulas sobre educação financeira, ela a aplicava perfeitamente em nossas vidas.
Com o início do Ensino Médio, comecei a receber uma mesada da minha mãe para almoçar e lanchar na rua e pude perceber que gerir meu dinheiro e resistir às tentações da compra eram muito mais difíceis do que eu imaginava.
Comecei um projeto de iniciação científica com os meus amigos no segundo ano do Ensino Médio e, com isso, passamos a receber uma bolsa de pesquisa mensal no valor de 100 reais. Na época, para nós, era muito dinheiro! Mas a pergunta ainda era a mesma: Como gerir nosso suado dinheiro com inteligência?
Pensando nisso, eu e meus amigos começamos a pesquisar sobre o comportamento de consumo e educação financeira dos jovens. Na verdade, estudando esse tema, percebemos que nós mesmos estávamos nos educando financeiramente. Um dos nossos professores orientadores, sabendo do tema do nosso projeto, nos apresentou a Escola de Educação Financeira na época, que nos ajudou muito com conteúdo, nos atendeu prontamente e nos incentivou a continuar o estudo.
Por mais que ainda seja difícil, faço meu orçamento mensalmente, planejo meus gastos e tento ao máximo cumprir minhas metas. Descobri que, para se ter uma vida financeira saudável, o mais importante é construir um hábito de vida saudável.
E hoje, aqui estou eu, estagiando na Escola de Educação Financeira, cada vez aprendendo mais sobre o assunto e ajudando as pessoas ao meu redor. Se antes só a minha mãe era o meu exemplo, agora tenho meus professores, amigos e a Escola para me inspirar. A educação financeira realmente mudou a minha vida!
![]() |
Maria B. Silveira Aluna e estagiária da Escola de Educação Financeira do Rioprevidência Integrante voluntária do projeto “Educação Financeira de Jovem para Jovem”
|
Depoimentos
"Fiquei muito satisfeito com iniciativa de compartilhamento de conhecimento desenvolvido pela professora Olivia sobre o tema da alimentação adequada/ saudável."
Guilherme Gomes - Professor Aposentado - participante da Palestra: Aproveitamento Total dos Alimentos - da Teoria à Prática.