“[…] quando um cômodo fica desarrumado, a causa é mais do que física...”

“[…] quando um cômodo fica desarrumado, a causa é mais do que física. A desorganização visível serve para nos distrair do verdadeiro motivo da desordem. Tente descobrir o que o está incomodando. Analise o que você está sentindo.”
“A mágica da arrumação" - Marie Kondo.


Com a aproximação de meus 70 anos, tenho pensado muito em minhas realizações e o que mais me preocupa são projetos que tenho há muitos anos, guardo material para concretizá-los e não faço um "plano de voo"... Não criei metas para alcançá-los desde que comecei a pensar neles.


Ao ler o livro "À Procura de Kadath – H.P. Lovecraft", comparei suas histórias com meus sonhos e verifiquei que nem sempre o mundo onírico é tão suave e simpático como todos falam, tem sonhos tão trabalhosos quanto a realidade que vivemos. Como no livro, procuro sonhos que tive na adolescência e com toda turbulência da vida, não consigo mais sonhá-los.

 

http://homoliteratus.com/resenha-a-procura-de-kadath-h-p-lovecraft/

 

Frequentar a Escola de Educação Financeira do Rioprevidência me trouxe lucidez.


A palestra "Organize sua vida, arrumando sua casa" baseada nos livros de Marie Kondo estão ajudando a organizar minha vida.


Comecei, como o livro sugere, pelas roupas e com isso contaminei meu marido que para alegria dos funcionários do prédio, herdaram roupas, sapatos, carteiras e muitas coisas que estavam ocupando espaço em nossos armários. Como o ritual manda, agradecemos o período que ficou conosco e descartamos.

 

http://www.saraiva.com.br/a-magica-da-arrumacao-a-arte-japonesa-de-colocar-ordem-na-sua-casa-e-na-sua-vida-8874286.html

 

A seguir, consegui esvaziar uns gaveteiros que comprei na Casa e Vídeo, eram 13 gavetas ocupadas com material de costura, bordado, bijuterias.


O excesso de espaço livre me deu tanta satisfação que, uma semana depois da palestra na EEF, no meu mundo onírico, eu estava no sítio da família, visualizei um cômodo e nele havia uma galeria de fotos de nossos antepassados, álbuns de retratos de nossos pais e avós ainda jovens, recordações de viagens que fizeram e muitas outras peças como brinquedos de minha mãe (bilboquê, peão, ...) num museu familiar. Após visitar este cômodo, entrei em outro e visualizei as coleções de livros, LPs, máquinas de escrever antigas, um livreto da Remington com exercícios de datilografia, tudo organizado numa biblioteca, pronto para ser visitado pela família e amigos.


Estava num estado de êxtase e senti meu corpo flutuar, sensação que tinha quando era criança, de repente pousei em minha cama, no Méier. Abri os olhos devagar, como se não quisesse voltar ao mundo dos "despertados" e ouvi o chilrear de meu relógio tocando 6 horas, mostrando que o dia amanhecera e era hora de levantar.
Após ouvir as notícias, tomar o café da manhã e brincar com o Ninja (cachorro) relacionei tudo que levaria para o museu e biblioteca e comecei a desocupar as estantes arrumando espaço para novas conquistas.


A Escola de Educação Financeira do Rioprevidência a cada mês nos surpreende com atividades novas e necessárias para nosso crescimento pessoal.

 



luz_borges   Luz Borges

Aluna da Escola de Educação Financeira do Rioprevidência
Analista de Sistemas e Professora de Informática - aposentada
luz.borges@gmail.com

 



Depoimentos

"Fiquei muito satisfeito com iniciativa de compartilhamento de conhecimento desenvolvido pela professora Olivia sobre o tema da alimentação adequada/ saudável."


Guilherme Gomes - Professor Aposentado - participante da Palestra: Aproveitamento Total dos Alimentos - da Teoria à Prática.

continue lendo