
“Arrumar é o ato de confrontar a si mesmo; limpar é confrontar a natureza" “ISSO ME TRAZ ALEGRIA" - Marie Kondo
Minha mãe gostava muito de fotografar, colecionar cartas, livros, receitas culinárias, enciclopédias que eram vendidas em fascículos no jornaleiro.
Temos a famosa Enciclopédia BARSA (1968), que era vendida de porta em porta, vinha com uma Bíblia ilustrada e todos os anos lançavam um livro com atualizações intitulado "Livro do Ano", e a mais antiga é o Tesouro da Juventude edição de 1958, "menina dos olhos" de minha irmã mais velha.
Crescemos vendo nossa mãe acumular livros, louças e recordações da família. O dia que ela "tirava" para arrumar, ela chamava de "balanço", meu marido dizia que era porque ela balançava os guardados de um lugar para outro.
Comentei na crônica anterior como foi que a palestra "Organize sua vida, arrumando sua casa" baseada nos livros de Marie Kondo estão ajudando a organizar minha vida. Minha nora tem muita habilidade para fazer resumos, perceber o que pode ser descartado e o que deve ser guardado, pensava que isto era um dom que já nasce com a pessoa e que nunca conseguiria adquirir. Despertei num mundo que não conhecia e estou me sentindo muito bem, não tinha esperanças em conseguir organizar e valorizar o acervo de minha mãe que guardo por tantos anos.
Semana passada fiz uma lista de artigos de higiene pessoal e maquiagens que estava precisando, ao utilizar o método KonMari, colocando em cima da mesa tudo que estava guardado em lugares diferentes, consegui, após breve arrumação e descarte de produtos fora da validade, riscar muitos itens ali relacionados.
Já consegui separar álbuns com fotos de familiares de meus pais e de meus irmãos, agora falta o de minha família. Meu marido trabalhou na KODAK na época que nossos filhos eram pequenos, não imagino quantas fotos tem em tantas caixas guardadas na estante. Vou deixar para depois, estou envolta em muita emoção, preciso de um tempo.
Chegou a vez dos móveis. Ao descartar tantos itens, pude mandar muitos móveis para o sítio, dar para empregada e mudar o estilo de minha casa. Meu marido ficou preocupado com o "barata voa", mas, agora está de acordo com as mudanças e apoiando minhas ideias.
O maior problema de mexer com os móveis e arrumações é o caos que fica a casa, vamos ficando mais exigentes e cada coisa que vai para o lugar, vemos outras por fazer. Eu, que moro em um apartamento antigo, já estou pensando em reforma...
Sempre tive a sensação que minha vida dá guinadas de 5 em 5 anos, muitas vezes foi de 360º, em pouco tempo voltava ao ponto de partida, mas, depois que comecei a frequentar a Escola de Educação Financeira do Rioprevidência, a guinada é de 180º e bem definida.
A Escola de Educação Financeira do Rioprevidência, foi um marco em minha vida, eu não lembro mais como eu era. Minha ex-cunhada, que não me via há alguns anos, percebendo minha organização disse: Você não era assim, né?! O que houve com você?
Agradeço mais uma vez a Escola de Educação Financeira do Rioprevidência pelo estímulo que passa aos seus alunos e a seriedade que nos orientam para uma vida melhor em todos os sentidos.
P.S. Estou colocando na "conta" da EEF 10 quilos a menos em meu peso, resultado de ferramenta de coaching: Roda da Vida. Descobri que me ocupava muito e sempre com intenção de fazer melhor, acabava me estressando e baixando a imunidade abrindo caminho para infecções.
![]() |
Luz Borges Aluna da Escola de Educação Financeira do Rioprevidência
|
Depoimentos
"Fiquei muito satisfeito com iniciativa de compartilhamento de conhecimento desenvolvido pela professora Olivia sobre o tema da alimentação adequada/ saudável."
Guilherme Gomes - Professor Aposentado - participante da Palestra: Aproveitamento Total dos Alimentos - da Teoria à Prática.