“Quando partimos no verdor dos anos, da vida pela estrada florescente, as esperanças vão conosco à frente, e vão ficando atrás os desenganos."

Com a aproximação de meu aniversário de 70 anos tenho pensado muito em meus familiares que morreram com mais de 80 anos. Meus pais adoravam saraus e nós, filhos, vizinhos e parentes, participávamos com alegria. Cresci ouvindo meu tio, que faleceu aos 96 anos, declamando o soneto "Contraste" do Padre Antonio Thomaz .
http://www.releituras.com/pathomaz_menu.asp


Hoje vejo que minha infância foi cheia de "esperanças" e "os desenganos" fizeram parte de minha educação. 

"Rindo e cantando, célebres, ufanos,
Vamos marchando descuidosamente;
Eis que chega a velhice, de repente,
Desfazendo ilusões, matando enganos."

 

Assim, como no soneto, passei a idade adulta trabalhando muito, criando filhos, cuidando de pais e sogra, ajudando a cuidar dos netos, "marchando descuidosamente" para o endividamento... 

Então, nós enxergamos claramente
Como a existência é rápida e falaz,
E vemos que sucede, exatamente,

O contrário dos tempos de rapaz:
– Os desenganos vão conosco à frente,
E as esperanças vão ficando atrás.

 

Chegando aos 65 anos, em busca de cultura, participando de eventos da Rioprevidência Cultural, conheci a Escola de Educação Financeira, frequentei todos os cursos, já havia saído do endividamento e passei a ficar no "zero a zero", iniciei uma poupança e passei a enxergar claramente a possibilidade de tornar minha vida mais próspera, senti que "a existência é rápida e falaz".


Quando via meus pais com mais de 70 anos pensava: Como seria saber que, com esta idade, não teremos muito mais que 10 anos para traçar metas? Hoje, posso responder a essa pergunta com a experiência de quem pensou no enigma por muito tempo e observou seus velhos com muita dedicação e conversa. "Os desenganos vão conosco à frente" mostrando que temos que reagir, lutar, aproveitar a saúde que nos resta, a saúde "compatível com a idade".


Praticando o que aprendo há mais de 5 anos na Escola de Educação Financeira do Rioprevidência, com a administração do tempo, do dinheiro, com a organização da casa, de minhas tarefas, inspirada em meus filhos, na história de superação do Fly, iniciei meu treinamento de caminhada no ano passado e já ultrapassei minha meta de 4 km. Estou inscrita em três corridas para mulheres durante este ano, claro que começarei caminhando 4 e 5 km, mas é só um começo...


Quanto à parte financeira, estive tentada, como numa boa liquidação, a fazer obra em meu apartamento e no sítio. Planilha na mão, com muita atenção, priorizei o sítio. Estou estudando duas línguas e pretendo recomeçar o estudo de música em março.


Com o alvorecer de 2017, com o apoio da EEF, dos profissionais de saúde que me preparam para curtir a vida, sinto o "Contraste" que o padre Antonio Thomaz colocou em seu soneto como uma mola propulsora que me leva sempre ao recomeço... começo... recomeço...

 



luz_borges   Luz Borges

Aluna da Escola de Educação Financeira do Rioprevidência
Analista de Sistemas e Professora de Informática - aposentada
luz.borges@gmail.com

 



Depoimentos

"Fiquei muito satisfeito com iniciativa de compartilhamento de conhecimento desenvolvido pela professora Olivia sobre o tema da alimentação adequada/ saudável."


Guilherme Gomes - Professor Aposentado - participante da Palestra: Aproveitamento Total dos Alimentos - da Teoria à Prática.

continue lendo