“Eu preciso? Eu posso? Tem que ser agora?"
Sempre escrevo e comento com todos a importância dos ensinamentos da Escola de Educação Financeira do Rioprevidência em minha vida.
Ontem estive na Nutricionista e ao verificar o bom andamento de minha dieta, como estava me sentindo bem e conquistando o preparo físico para fazer as caminhadas que estou inscrita no final deste mês, em agosto e setembro, comentei que tenho adotado o mesmo método que utilizei para não fazer mais compras por impulso e comprometer meus ganhos e minhas poupanças.
Quando estou muito afim de comer o que não deveria, fora de dieta, faço as três perguntas básicas: “Eu preciso? Eu posso? Tem que ser agora?", só como se as três respostas forem "Sim".
Tem dado certo. Estou acostumando com meu corpo com nova forma... Acho que o corpo antigo não cabe mais dentro de mim, haviam muitos "juros" que estava pagando por estar sempre acima do peso...
Hoje, respondi a uma pesquisa do INSTITUTO DE PSIQUIATRIA DA UFRJ/CVM sobre risco e bem-estar financeiro. A pesquisa mexeu com minhas emoções ao relembrar o relacionamento de minha família com o dinheiro, a maneira como fui criada e o quanto de minha vida financeira herdei de meus pais.
Ao responder as perguntas verifiquei o quão medrosa sou para investir no Mercado de Capitais e o quanto ainda preciso da EEF.
As atividades que participei no mês de março, referente ao IRPF, foram muito importantes e tenho ainda algumas dúvidas que infelizmente não poderei tirar, na EEF por não poder comparecer nos dias programados, é uma pena, gostaria que tivesse palestras sobre esse tema durante o ano inteiro.
Uma das informações interessantes que recebi foi que devemos avaliar durante todo o ano nosso crescimento patrimonial e podemos pagar mensalmente o imposto para amenizar a pancada do pagamento do imposto no mês de abril e evitar o parcelamento, que pagamos com o acréscimo da taxa SELIC. Aprendi a analisar o que deve ou não ser declarado como imóvel com valor menor que R$300.000,00 e saldo bancário em 31 de dezembro menor que R$140,00... Este ano preparei o IRPF com mais facilidade, segurança e o programa está mais fácil de se utilizar.
Agradeço a Escola Financeira do Rioprevidência pela "Oficina IRPF" com a Contadora - CRC-RJ Sandra Helena G. Pedroso e pela consulta com o "Doutor Leão", Consultor Financeiro Victor Mothé Pereira Nunes. Essas atividades tiraram minhas dúvidas e me ensinaram a trilhar o "caminho das pedras" suavizando meus passos duvidosos pelo "mundo das finanças".
Luz Borges Aluna da Escola de Educação Financeira do Rioprevidência
|
Depoimentos
"Fiquei muito satisfeito com iniciativa de compartilhamento de conhecimento desenvolvido pela professora Olivia sobre o tema da alimentação adequada/ saudável."
Guilherme Gomes - Professor Aposentado - participante da Palestra: Aproveitamento Total dos Alimentos - da Teoria à Prática.