"Troque o 'era uma vez' pelo 'é dessa vez' "

Desde criança que gosto do "mundo da imaginação"! Quando minha mãe me chamava atenção porque não havia feito um desenho para a escola com capricho, eu respondia que mostrei para o espelho e achei bonito.


Assim passei minha vida entre a realidade e a ficção, sempre encarando os problemas cotidianos com muita determinação porque queria que sobrasse tempo para sonhar.
Comecei a namorar na adolescência e o que mais gostava era fazer planos para o futuro.


E assim, vida afora, entre livros, filmes e contadores de história, cheguei na fase de avó, aí, "pirei" de vez. Um dia meu neto ligou para minha casa e perguntou o que eu estava fazendo e quando respondi que estava fazendo nada, ele disse: Vem fazer nada aqui em casa para me ajudar no "mundo da imaginação".


Achei interessante e percebi como era meu comportamento desde criança.


Teve uma época que eu ficava na janela, olhando um jardim público do meu bairro e me imaginava caminhando pelas alamedas, entre as árvores e lagos, fazia todo o trajeto de ida e volta, fechava a cortina e ia tomar banho para começar as atividades do dia.


Quanto ao dinheiro, dava, emprestava, não cobrava e sempre contando com o próximo pagamento e logo que chegava no dia 10, já entrava no limite do cheque especial. Pensava sempre, como planos para o futuro, que um dia conseguiria fazer uma poupança e viver com segurança e tranquilidade.


Cheguei aos 65 anos com a conta no "zero a zero", sem nenhuma reserva, um resfriado desequilibrava minhas finanças...


Foi aí que, frequentando as atividades culturais do Rioprevidência, conheci a Escola de Educação Financeira e, a partir daí, troquei o "era uma vez" pelo é "dessa vez".
Minha mudança foi radical!


Dessa vez, ao resolver os problemas financeiros, nunca mais fiz as caminhadas virtuais. Eu que só fazia exercícios na água, passei anos na natação e hidroginástica, resolvi começar a praticar a musculação, esteira e bicicleta.


Dou muita sorte em encontrar pessoas que me orientam, assim como na EEF, encontrei uma Nutricionista que conseguiu fazer com que eu entendesse o que é uma vida saudável, na academia de ginástica, ótimos profissionais estão me ajudando a lidar melhor com minha saúde.


Com os ensinamentos da Escola de Educação Financeira do Rioprevidência, consigo poupar criando metas e programar passar 3 meses fora do Rio de Janeiro, fazer caminhadas nas mais variadas "Corridas de Rua" e com isso consegui emplacar os 70 melhor do que quando tinha 60 anos.


Coloco na conta da Escola de Educação Financeira do Rioprevidência, não só as metas que tenho alcançado com disciplina militar, coloco também os 25 quilos que perdi nos últimos anos. Obrigada, EEF!

 



luz_borges   Luz Borges

Aluna da Escola de Educação Financeira do Rioprevidência
Analista de Sistemas e Professora de Informática - aposentada
luz.borges@gmail.com

 



Depoimentos

"Fiquei muito satisfeito com iniciativa de compartilhamento de conhecimento desenvolvido pela professora Olivia sobre o tema da alimentação adequada/ saudável."


Guilherme Gomes - Professor Aposentado - participante da Palestra: Aproveitamento Total dos Alimentos - da Teoria à Prática.

continue lendo