"Defina suas metas com objetivos elevados e não pare até chegar lá".

Quando terminei de participar da última corrida/caminhada em agosto, meu irmão e minhas amigas pediram que eu escrevesse uma crônica para explicar melhor a sensação que sinto ao participar desses eventos. De lá para cá, tenho pensado no assunto e resolvi escrever.

Estou craque em definir metas, afinal na Escola de Educação Financeira do Rioprevidência, existe um curso que enfatiza a importância de traçar um "Plano de Voo" para atingi-las.

Comecei a me preparar para participar de corridas/caminhadas de rua em janeiro de 2016, em outubro me senti apta a fazer minha primeira inscrição para o evento que seria em 30 de abril de 2017.

Desde então, comparo o compromisso de corrida/caminhada como uma festa de casamento, todos ajudam nos preparativos e na passagem do "Portal de Largada" é por conta do corredor.

Cada evento é uma festa, todos somos envolvidos numa magia que não sei explicar. É um sentimento de liberdade... ou seria felicidade?... é diferente de tudo que já vivenciei, por isso tenho priorizado os treinos e no mês que não participo de nenhum evento, sinto falta.

Nos preparativos, além dos treinos, verifico se o tênis está de acordo, se é novo - faço o "teste drive". As meias devem ser especiais, procuro os acessórios (brincos, cordões, pulseiras, tornozeleiras) que combinem com as cores das camisas e não posso esquecer o TomTom, relógio que tem me acompanhado em todas as atividades cotidianas.

A primeira corrida, em abril deste ano, teve, no dia da entrega do kit, muitas atividades oferecidas pelos patrocinadores, foi muito divertido e fiquei tão motivada que saí do evento com uma amiga e fomos à pé passeando pelo centro da cidade. Almoçamos num ótimo restaurante, embarcamos no VLT e não reconheci os lugares que há muitos anos não passava... No dia seguinte, o dia da prova, caminhei os 4 Km com facilidade e cheguei, comparando com os dezessete participantes de minha faixa etária, em décimo segundo lugar. Achei ótimo e meu entusiasmo aumentou...

Eu fiz mais cinco inscrições para participar de eventos neste ano, faltam duas aqui no Rio e outra em Brasília. Irei participar da caminhada da Mulher Maravilha com o kit especial. Estou inscrita para a MARATONA CAIXA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO - 2018 - Vou aproveitar que tem a corrida de 6 Km e já estou me preparando...

Estou colecionando medalhas, o som que elas emitem ao serem tocadas, tocam meu coração. Ao me inscrever, minha primeira observação é se o evento dá medalha de participação, depois olho a quilometragem.
Sinto que, este ano, estou conseguindo aplicar todo conhecimento que aprendi na EEF de maneira inteligente, a meu favor e em benefício dos que me cercam.

Respondendo a pergunta de meu irmão e amigas, me sinto como Gonzaguinha cantou em Caminhos do Coração:

"É tão bonito quando a gente pisa firme / Nessas linhas que estão nas palmas de nossas mãos".



Foto_1_Luz_Borges   Luz Borges

Luz Borges
Aluna da Escola de Educação Financeira do Rioprevidência
Analista de Sistemas e Professora de Informática - aposentada
luz.borges@gmail.com

 



Depoimentos

"Fiquei muito satisfeito com iniciativa de compartilhamento de conhecimento desenvolvido pela professora Olivia sobre o tema da alimentação adequada/ saudável."


Guilherme Gomes - Professor Aposentado - participante da Palestra: Aproveitamento Total dos Alimentos - da Teoria à Prática.

continue lendo