
"Eu precisei muito mais que "Força de Vontade" para vencer obstáculos Financeiros e Alimentares”.
Sábado passado, fui a um aniversário na casa de minha irmã e uma amiga dela não me reconheceu, achou parecida com a Lucia e perguntou para minha irmã quem eu era. Ela não me via há cinco anos...
A partir daí, um grupo de amigos vieram conversar comigo e elogiaram minha "força de vontade".
Contei que tudo começou há cinco anos com a frequência nas atividades da Escola de Educação Financeira do Rioprevidência.
Fiquei pensando o que eu precisei fazer para conseguir tantas mudanças.
"A força de vontade é uma concentração de forças e inclui os seguintes passos:”
Escolher seu objetivo
Criar um plano de ataque
Executar o plano
https://www.produtividadeninja.com/auto-disciplina-forca-de-vontade/
Com força de vontade pude levar o tempo necessário para implementar os passos um e dois, mas quando chegou ao terceiro passo, foi necessário acertar de forma rápida e forte.
Para executar o terceiro passo, “Executar o plano” contei com a ajuda dos ensinamentos da EEF- planejamento, psicologia, aproveitamento total de alimentos e muitas outras noções tão importante para nosso dia a dia de consumidor consciente.
Contratei um Personal Training para cuidar da parte física; comecei a participar de caminhadas de rua; Nutricionista, para reeducação alimentar; levei mais a sério minhas consultas com Endocrinologista, Cardiologista, até na parte de cuidar da pele, aumentei a atenção, afinal é o maior órgão de nosso corpo e com o emagrecimento ele sofreu muito...
Foi, melhor dizendo, está sendo uma reeducação em todas as áreas. Reeducação é um processo de mudança de hábitos. Precisei dela para aprender a me comportar de maneira saudável, em qualquer situação, tanto na área financeira (compra de roupas, inscrições de corridas, alimentação...), sem necessariamente me privar de gastar meu dinheiro com o que me dá prazer, como na maneira de me alimentar, não fui proibida de comer alguns alimentos que me satisfazem. É através de pequenas mudanças que a reeducação foi se constituindo e, aos poucos, me tornando mais saudável, equilibrada e feliz.
Com autoestima, nunca tive problema, mas digo sempre que se soubesse como esta mudança me traria prazer, teria começado a ser “atleta” mais nova e me cuidar de maneira consciente, bem antes dos 70 anos.
Estou de férias fora do meu “habitat”, estou na academia tentando manter minha rotina de treinos. As tentações na alimentação são muitas, estou me esforçando para cozinhar e colocar em prática o que aprendi na palestra “Aproveitamento Total dos Alimentos” da EEF, mas sinto que o medo de ter uma recaída e botar toda esta alegria a perder me apavora...
”Para sempre e nunca mais são medidas de tempo que me amedrontam e, às vezes me entristecem”. (Arroz de Palma – Francisco Azevedo).
Escola de Educação Financeira do Rioprevidência, obrigada por estar para sempre em minha vida me ajudando a contar “Minha História Financeira”.
![]() |
Luz Borges Ex-aluna da UNATI/UCAM - Méier |
Depoimentos
"Fiquei muito satisfeito com iniciativa de compartilhamento de conhecimento desenvolvido pela professora Olivia sobre o tema da alimentação adequada/ saudável."
Guilherme Gomes - Professor Aposentado - participante da Palestra: Aproveitamento Total dos Alimentos - da Teoria à Prática.