"O Tempo, assim como o Dinheiro, é uma mercadoria."

Todo final de ano faço um balanço de minhas atividades, de meu comportamento e verifico onde posso melhorar. Este ano não me fiz perguntas sobre finanças, meus questionamentos foram sobre o tempo.
A expressão "não tenho tempo para nada", "estou perdendo tempo", "preciso ganhar tempo", foi constante em minha vida no decorrer deste ano.

Hoje, preocupada com o que ainda preciso resolver até o Natal, me assustei ao perceber que o Tempo é negociável e que bem administrado pode render "juros" tão lucrativos quanto o dinheiro.

Para esta última semana preparei um "Plano de Voo" e estou tentando cumprir os compromissos as comemorações dos diversos grupos e compras de presentes para amigos ocultos com almoços caros e tardes de conversas agradáveis, mas que tomam tempo... Brinco que sou um ser "Social" e se não participar, fico infeliz, então, os gastos de dinheiro e tempo são computados em uma planilha.

Na Escola de Educação Financeira do Rioprevidência (EEF), na consulta “Fale com o Defensor”, a Dra. Flávia Freitas, nos orienta como pesquisar o melhor preço do dinheiro antes de adquirirmos um bem ou contratar um serviço e o tempo tem que estar incluído na avaliação. No CET (Custo Efetivo Total), que temos que consultar em cada banco está incluído o tempo (prazo).

https://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/custo.asp


Eu me lembro que na década de 1960, havia um curso TED - Tempo é Dinheiro - no Méier que preparava os alunos para o mercado de trabalho com cursos de pequena duração.

Estou administrando os ganhos de uma pessoa que, em junho, quando comecei a "devassa" nas contas dela, tinha 4 cartões de crédito, 1 cartão de fidelização de supermercado e um de hortifrut, três contas bancárias, dois empréstimos consignados (um 60 meses e o outro 70 meses), compras parceladas e para culminar, um belo e bem valorizado apartamento hipotecado.

Ela contratava serviços, como o professor Batalha denominou em um curso, com despesas invisíveis, como exemplo, uma TV a cabo com 90 canais, onde ela com certeza, só assiste um, ou como ela fez com telefone celular, haviam três contratados e ela só usava dois: um para ela e outro para o filho, não queria mexer no "combo" porque eles diminuíram o valor e mantiveram os três...

A cada palestra que participo na EEF, fico mais entusiasmada com minha capacidade de aprendizagem e como me desenvolvi nos últimos sete anos... Dra. Flávia Freitas, na Palestra da “Contratos bancários e superendividamento”, chama todas as despesas de dívidas e fico a cada dia querendo contrair menos dívidas. As despesas, com o título de dívidas, aumentam minha responsabilidade e compromisso ao contraí-las.

Na palestra passada, nos 45 minutos antes da "Consulta com Defensor", uma aluna comentou que estava com dificuldades de pagar as parcelas de um empréstimo contraído com o banco e que o gerente dela é muito amigo e "bonzinho", diminuiu o valor das parcelas de modo que ela estava conseguindo pagar. Dra. Flávia explicou que não existe gerente "bonzinho" e perguntou se não aumentou o prazo para pagamento e quanto ela pagaria a mais...

Estou programando uma viagem ao exterior com minha neta. Ao avaliar o preço da excursão, fiquei muito apavorada com o tempo que se perde no transporte feito nos ônibus. Primeiro que a empresa não quis fazer só um país, tivemos que escolher outro para acrescentar, coisa que não gosto, acho cansativo e depois da viagem não sei mais onde vi o quê. Nos dez dias que nos dispomos a viajar, passaríamos grande parte do tempo dentro do ônibus, para cumprir o roteiro.

Conseguimos resolver o problema com a intervenção de meu filho e nora. Eles fizeram o roteiro com hospedagem no centro da capital do país, com acesso fácil ao metrô e o melhor, já começamos a pagar com oito meses de antecedência... e ainda decidiram viajar conosco.

A cada palestra, curso, atividade que faço na Escola de Educação Financeira do Rioprevidência, durante estes quase oito anos, tenho a certeza que o meu Tempo é bem aproveitado e a cada dia me sinto com mais disposição para utilizá-lo.



luz_borges   Luz Borges

Aluna da Escola de Educação Financeira do Rioprevidência
Analista de Sistemas e Professora de Informática - aposentada

 



Depoimentos

"Fiquei muito satisfeito com iniciativa de compartilhamento de conhecimento desenvolvido pela professora Olivia sobre o tema da alimentação adequada/ saudável."


Guilherme Gomes - Professor Aposentado - participante da Palestra: Aproveitamento Total dos Alimentos - da Teoria à Prática.

continue lendo