Para renegociar e quitar as dívidas, siga algumas dicas



1 – Organize suas finanças: conhecer a sua saúde financeira é o primeiro passo para o planejamento e organização das suas dívidas. Para isso, você terá que adotar o hábito de anotar todos os seus ganhos (receitas) e gastos (despesas), pois é a forma mais eficiente de identificar como e onde estão sendo alocados as suas disponibilidades financeiras. Tenha um orçamento mensal (previsto e realizado). Utilize um caderno ou o computador com uma planilha eletrônica Planilha Orçamento Pessoal ou Familiar (vide anexo).

Planilha Orçamento Pessoal ou Familiar



2 – Conheça suas dívidas: relacione alguns dados importantes como: Credor, saldo devedor (data), parcelas que faltam, valor da parcela, o Custo Efetivo Total (taxa de Juros e demais custos), valor para pagamento antecipado em determinada data. Estas informações facilitarão a restruturação de suas dívidas junto aos seu orçamento Planilha Dr. Finanças – Conhecendo as dívidas (vide anexo). Confira seu contrato através do Simulador de Financiamento (vide anexo).

Planilha Dr. Finanças – Conhecendo as dívidas.



3 – Reestruture suas dívidas:
- Converse com o gerente de seu banco e troque linhas de crédito mais caras por outras mais baratas.
- Peça para o gerente calcular todas as suas dívidas no cartão de crédito e no cheque especial.
- Solicite a ele que quite essas dívidas em troca (portabilidade) de uma nova dívida com o Banco, mas com juros menor e prazo maior. Confira seu refinanciamento através do Simulador de Financiamento (vide anexo).
- Caso não obtenha sucesso nesta negociação, procure a Defensoria Pública - NUDECON (ligue 129) ou participe do Fale com o Defensor - atendimento feito regularmente da Escola de Educação Financeira.
- Por último não faça nova dívida e cancele todas as linha de crédito (cheque especial, cartões de crédito, inclusive os de lojas).

Simulador de Financiamento



4 – Corte ou reduza gastos desnecessários:
- Veja no orçamento as despesas que pode cortar ou reduzir (TV a cabo, telefone, bares e restaurantes, carro, etc.). São nas pequenas despesas que boa parte do seu dinheiro desaparece (cafezinhos, cervejinhas, etc.)



5 –Aumente sua renda:
- Desenvolva uma habilidade manual (marcenaria, pintura, etc.). Você pode trabalhar como autônomo nas horas vagas.
- Atualize-se!!! Faça treinamentos e cursos. Existem vários curso na Internet gratuitos.
- Estude. Qualifique-se. Existem muitas opções gratuitas disponíveis durante todo o ano.
- Busque ajuda de pessoas e instituições preparadas para isso. Por exemplo: SEBRAE, SENAC, etc.
- Se puder, venda ativos para pagar as dívidas. Analise isso com prudência, se pensou em vender seu imóvel.
Essas dicas estão melhor explicadas no curso “Dúvidas sobre Dividas – Administre o seu dinheiro” que acontece todo mês na Escola de Educação Financeira do Rioprevidência.





Depoimentos

"Fiquei muito satisfeito com iniciativa de compartilhamento de conhecimento desenvolvido pela professora Olivia sobre o tema da alimentação adequada/ saudável."


Guilherme Gomes - Professor Aposentado - participante da Palestra: Aproveitamento Total dos Alimentos - da Teoria à Prática.

continue lendo




Eventos dos Parceiros