
Escola da Secretaria de Educação recebe palestra da Escola de Educação Financeira
12/11/2012
O ciclo de palestras externas da Escola de Educação Financeira do Rioprevidência atendeu a mais uma Secretaria de Estado. Nos dias 24 e 25 de outubro, gestores de escolas e alunos da rede pública estadual assistiram a "Finanças Pessoais – Administre o seu dinheiro da melhor forma", ministrada pelos servidores Marcelo Fresteiro e Christiane Bittencourt. O evento aconteceu na Escola Seeduc, instituição de aperfeiçoamento de servidores da Secretaria de Educação localizada na Tijuca.
Alguns dos pontos destacados foram o uso indiscriminado do cartão de crédito e a falta de planejamento e conhecimento na obtenção de crédito. "É comum haver limites de crédito muito acima do salário. Isso faz que as pessoas gastem mais: aí começa o endividamento por causa dos juros deste serviço", ressalta Marcelo Fresteiro.
Mas os juros não são a única ameaça na obtenção de crédito. O palestrante alertou que aqueles que contraem empréstimos também devem estar atentos ao Custo Efetivo Total (CET), tais como as taxas de administração e de abertura, além de seguros. Usualmente denominados "outros encargos", estas tarifas exigem atenção especial.
Christiane ressaltou que a falta de organização e os imprevistos são causas frequentes de endividamento, tendo Marcelo também alertado para a vulnerabilidade dos servidores públicos, aposentados e pensionistas. Ele explicou que a garantia de remuneração destes grupos os tornam mais suscetíveis às ameaças do crédito consignado.
Depoimentos
"Fiquei muito satisfeito com iniciativa de compartilhamento de conhecimento desenvolvido pela professora Olivia sobre o tema da alimentação adequada/ saudável."
Guilherme Gomes - Professor Aposentado - participante da Palestra: Aproveitamento Total dos Alimentos - da Teoria à Prática.