
Escola de educação Financeira atende a Associação Carioca de Assistência à Mucoviscidose.Escola de educação Financeira atende a Associação Carioca de Assistência à Mucoviscidose.
19/12/2011
No último sábado, 17 de dezembro, a Escola de Educação Financeira do Rioprevidência realizou uma palestra sobre orçamento familiar no auditório do Instituto Fernandes Figueira a convite da Associação Carioca de Assistência à Mucoviscidose - Fibrose Cística (ACAMRJ). Trata-se de uma instituição sem fins lucrativos, com a missão de promover assistência aos pacientes e familiares, à pesquisa e à divulgação da Fibrose Cística no Rio de Janeiro.
Atualmente a ACAMRJ possui cerca de 200 pacientes cadastrados, dos quais 50% são crianças, 20% adolescentes e 30% de adultos. Estes pacientes residem em diversos pontos do estado, mas a maior parte está alocada na região metropolitana. Estes realizam acompanhamento nos hospitais do Instituto Fernandes Figueira, Servidores do Estado e no Hupe - Policlínica Piquet Carneiro.
Segudo a Assistente Social da Associação, Solange Cunha, eles desenvolvem um trabalho muito ativo de suporte as famílias através do repasse de doações e assistência, mas tem percebido que a saúde financeira era um assunto que precisava ser urgentemente trabalhado com eles. “Percebemos a falta de despreparo destas famílias em administrar o orçamento familiar, por isso, convidamos a Escola de Educação Financeira do Rioprevidência para o nosso encontro de fim de ano”, comenta.
A palestra foi marcada pelo grande numero de peguntas das famílias, sendo todas respondidas pelo gerente de controle e registro do Fundo, Marcelo Fresteiro, que também atua como Dr. Finanças na Escola.
Depoimentos
"Fiquei muito satisfeito com iniciativa de compartilhamento de conhecimento desenvolvido pela professora Olivia sobre o tema da alimentação adequada/ saudável."
Guilherme Gomes - Professor Aposentado - participante da Palestra: Aproveitamento Total dos Alimentos - da Teoria à Prática.