“Mulheres em Ação” quebra paradigma de que investimento é assunto masculino.

23/11/2011

O chamado sexo frágil está se mostrando cada vez mais independente em diversas áreas da sociedade e essa tendência é observada também no mercado financeiro. E é pensando nisso que a Escola de Educação Financeira do Rioprevidência e a BM&FBovespa oferecem o curso “Mulheres em Ação”, que transmite conceitos básicos sobre finanças e investimentos, com uma visão mais feminina desse campo que por anos foi dominado pelos homens.

Depois de se inserirem no mercado de trabalho e assumirem cada vez mais o comando do lar, inclusive das finanças domésticas, as mulheres se mostram agora investidoras em potencial, que precisam apenas de orientações sobre como poupar e onde investir. Quem ensina essas e outras dicas é o consultor da BM&FBovespa, Antônio Gonçalves.

“Falar para mulheres é diferente, pois, em geral, têm um perfil consumista maior. Mas mesmo assim a gente percebe que são elas as responsáveis pelo comando das finanças da família, pois conhecem melhor os gastos de dentro de casa. Enquanto os homens demonstram mais interesse nas modalidades de investimentos, as mulheres querem aprender a ter um controle maior sobre o consumo”, explicou.

Durante as quatro horas de curso, Antônio Gonçalves ensina tanto a identificar desperdícios, com o objetivo de poupar dinheiro, quanto a escolher a melhor opção de investimentos, de acordo com o caso concreto, esclarecendo conceitos desde poupança e outros serviços bancários, imóveis, o Tesouro Nacional, até o mercado de ações. Tudo isso, garante o professor, leva a um único resultado: viver com mais conforto e tranquilidade. “A gente não quer aqui ensinar a nunca gastar dinheiro, a ideia é poupar hoje para gastar com mais qualidade amanhã, realizando um sonho como fazer uma viagem ou comprar um carro novo”, afirmou Antônio.

No curso ministrado no dia 18 de novembro, na Escola de Educação Financeira, as alunas participaram ativamente, contando experiências pessoais e esclarecendo diversas dúvidas.





Depoimentos

"Fiquei muito satisfeito com iniciativa de compartilhamento de conhecimento desenvolvido pela professora Olivia sobre o tema da alimentação adequada/ saudável."


Guilherme Gomes - Professor Aposentado - participante da Palestra: Aproveitamento Total dos Alimentos - da Teoria à Prática.

continue lendo