
GCR mobiliza servidores e estagiários para participarem dos cursos da Escola de Educação Financeira.
09/11/2011
Os servidores e estagiários da Gerência de Controle e Registro (GCR) estão sendo incentivados a participarem dos cursos oferecidos gratuitamente pela Escola de Educação Financeira do Rioprevidência. Embora desde a inauguração da Escola os eventos estivessem sempre abertos a todos, esse convite especial está sendo uma motivação a mais.
O estagiário Vinícius Henrique Andrade Faria, de 17 anos, por exemplo, entrou no Rioprevidência há mais de um ano e nunca participou dos cursos. Ele confessa que, apesar de querer adquirir os conhecimentos oferecidos, por relaxamento nunca tomou a iniciativa de se inscrever no site da Escola Financeira. “Agora que surgiu o convite está bem mais fácil”, admitiu. Ele, que está em seu primeiro trabalho remunerado, espera aprender a administrar melhor seu dinheiro, gastando menos e se livrando de algumas dívidas.
Mas dentro da GCR há também aqueles que já têm um controle maior sobre suas próprias finanças. Esse é o caso da servidora Patrícia Kubudi, de 27 anos, que sempre se preocupou com o dia de amanhã e aprendeu a fazer economia. Apesar desse conhecimento prévio, Patrícia já assistiu ao curso “Dúvidas sobre Dívidas” e já reservou sua vaga para o próximo “Educar Master”. “Eu utilizo bastante os conhecimentos que o curso me proporcionou, pois hoje sei quando é melhor comprar à vista ou a prazo e, ainda, se esse é o melhor momento para comprar”, falou.
A ideia de levar os servidores e estagiários para os cursos da Escola Financeira partiu do próprio Gerente de Controle e Registro, Marcelo Fresteiro. Como ministra o curso “Dúvidas sobre Dívidas” e atende como Dr. Finanças, ele sabe bem da importância da educação financeira na vida das pessoas. “A gente percebe nas consultas e nas aulas que a população em geral não tem a intimidade que deveria ter com o dinheiro. Daí a importância de oferecer esses cursos. Os estagiários, principalmente, estão em início de carreira, momento ideal para desenvolver essa habilidade. Além disso, em sua maioria, eles moram com os familiares e esta é mais uma forma de difundir os conhecimentos básicos sobre finanças pessoais”, justificou o gerente.
“O trabalho dentro da Gerência nos dias de curso não será prejudicado”, garante Marcelo. Segundo ele, uma manhã de curso será útil para a vida inteira. Ele afirma também que essa qualificação é importante para quem trabalha na Diretoria de Investimentos do Rioprevidência, à qual a GCR é subordinada.
Com a mobilização dentro da GCR, estagiários e servidores de outros setores do Rioprevidência estão sendo também convidados a participar, aproveitando a maior facilidade para inscrição assim como o transporte que já está reservado para as datas. Ao todo, há 15 inscrições confirmadas para servidores e estagiários para os cursos no mês de novembro.
Depoimentos
"Fiquei muito satisfeito com iniciativa de compartilhamento de conhecimento desenvolvido pela professora Olivia sobre o tema da alimentação adequada/ saudável."
Guilherme Gomes - Professor Aposentado - participante da Palestra: Aproveitamento Total dos Alimentos - da Teoria à Prática.