
Poupar pode ser o segredo para uma vida tranquila.
04/10/2011
Administrar dinheiro não significa apenas saber gastar e não se endividar. O conceito passa também por economias e investimentos. Mais do que se manter distante do vermelho, pessoas economicamente saudáveis têm o hábito da poupança ou de outras formas de fazer o dinheiro render. E foi pensando nisso que a Escola de Educação Financeira do Rioprevidência e a BM&FBovespa firmaram parceria para oferecer aos servidores públicos estaduais e demais interessados o curso “Educar Master”.
O consultor da BM&FBovespa Mauro Salema conduziu, na última sexta-feira, dia 30 de setembro, o curso de seis horas de duração com o objetivo de ensinar o público a poupar. Para isso, destacou os perigos do endividamento e a importância de se planejar as finanças. “Educação financeira depende de disciplina e bom senso”, explicou.
Depois de traçar um perfil econômico das famílias brasileiras, Salema apresentou os passos que as pessoas têm que seguir para conquistar uma vida mais segura no que diz respeito à saúde financeira. Planejar, ganhar mais dinheiro, gastar menos, diversificar investimentos são alguns dos pontos desenvolvidos durante a aula.
“Toda economia deve ser iniciada pela poupança. Os rendimentos são menores, mas os riscos também são pequenos”, disse Salema. Segundo ele, existem alternativas de investimentos que devem ser analisadas conforme o montante acumulado e o perfil do investidor. “Tem gente que vai juntar uma fortuna, mas nunca vai sair da poupança, pois não quer arriscar. Por outro lado, há aqueles que esperaram ganhar muito dinheiro de uma hora para a outra e para isso se valem de investimentos de alto risco”, completou.
A possibilidade de controlar as próprias finanças animou o profissional da área de informática Cláudio da Costa. Ele contou que, assim que conseguir se livrar das dívidas que acumulou nos últimos anos, vai seguir as orientações para aprender a poupar e criar uma reserva. “Essas informações são preciosas para quem quer adquirir disciplina financeira”, reconheceu.
Já o taxista Alexandro Lima está com suas contas em dia, mas busca informações para melhorar seus rendimentos. “Muitas pessoas me perguntam qual é o segredo para não cair no endividamento. Percebo que dívida ainda é assunto proibido na sociedade, pois quando alguém se aproxima para falar sobre problemas financeiros, os outros temem que venha pedir dinheiro emprestado. As pessoas têm mais pudor parar falar de dinheiro do que sobre sua vida íntima”, comentou.
Depoimentos
"Fiquei muito satisfeito com iniciativa de compartilhamento de conhecimento desenvolvido pela professora Olivia sobre o tema da alimentação adequada/ saudável."
Guilherme Gomes - Professor Aposentado - participante da Palestra: Aproveitamento Total dos Alimentos - da Teoria à Prática.