Alunos participam de palestra sobre Educação Financeira

25/11/2014

O encontro promoveu debates e apresentou soluções para o consumo consciente

 

Os jovens do Ciep 339 Mario Tamborindeguy, em Irajá, participaram nesta quinta-feira (13/11), da palestra ”Do consumo consciente ao planejamento financeiro”, na Escola de Educação Financeira do Rioprevidência, em Vila Isabel. A ação busca conscientizar para evitar o consumo exagerado.

Para o educador financeiro Carlos Batalha, essa atividade consiste em mediar os conflitos que muitos alunos enfrentam na hora de optar por uma compra.

- Acredito que a palavra de ordem desse encontro seja ‘Alerta’. Nós queremos mostrar alguns artifícios que as propagandas empregam na hora de seduzir o consumidor e dar ênfase à importância de se planejar – ressaltou.

Na ocasião, os jovens assistiram ao vídeo “ A verdade de cada um”, filme que evidenciou as variações do consumo e a diferença entre necessidade e desejo. E também debateram sobre suas práticas enquanto consumidores.

- Essa palestra mostrou a importância de se fazer um bom planejamento e de como podemos consumir de forma mais consciente – disse Bryan Duarte, aluno da 1ª série do Ensino Médio.

A professora de Matemática, Valéria Barcelos, destacou a importância de momentos como estes.

- O intuito desse encontro é que eles possam multiplicar o conhecimento adquirido aqui com seus pais, amigos e familiares. Assim poderemos gerar cidadãos mais cientes de suas escolhas - comentou a professora.

 

Além de deixar claro para as pessoas que as escolhas humanas de consumo podem ser ilimitadas, a apresentação também mostrou a diferença do consumo de necessidade e o consumo de desejo.


Sobre a Escola de Educação Financeira

Sediada em Vila Isabel, a Escola de Educação Financeira do Rioprevidência é a primeira Escola de Educação Financeira gratuita do país e visa à realização de cursos, palestras e outros eventos de caráter educativo, relativos aos temas de finanças pessoais, do mercado financeiro, de previdência, do mercado de capitais e de outros temas afins.

Para isso, o Rioprevidência estabelece como diretrizes institucionais, a gratuidade dessas ações, a formação de parcerias com órgãos, entidades públicas, associações e instituições do Sistema Financeiro Nacional, além de priorizar o atendimento aos segurados, servidores ativos, aposentados e pensionistas.


Fonte: Imprensa RJ





Depoimentos

"Fiquei muito satisfeito com iniciativa de compartilhamento de conhecimento desenvolvido pela professora Olivia sobre o tema da alimentação adequada/ saudável."


Guilherme Gomes - Professor Aposentado - participante da Palestra: Aproveitamento Total dos Alimentos - da Teoria à Prática.

continue lendo