Escola de Educação Financeira do Rioprevidência amplia a parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro

30/10/2014

Desde 2013, a psicóloga do Serviço de Psicologia e Social do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), Adriana Raeder, vem desenvolvendo um trabalho brilhante na Escola de Educação Financeira do Rioprevidência com os participantes da palestra “Aspectos psicológicos que favorecem o endividamento” que trata da “oniomania”.

 

Segundo Adriana, a “oniomania” é um de transtorno do impulso em que a compra tem a função compensatória de aplacar alguma angústia e, por consequência, os sentimentos de culpa e arrependimento aparecem em seguida. O indivíduo cede por uma questão emocional. Ele compra, mesmo que não precise ou o faz em quantidade exagerada.


“O que está sendo destacado nas palestras é a compulsão, como um padrão repetitivo de comportamento em que o indivíduo não consegue parar, apesar de muitos confiarem que podem sim parar no momento em que desejarem”, comenta Adriana.

 

Para o gestor da Escola de Educação Financeira do Rioprevidência, Carlos Eduardo Batalha, o tema “psicologia do consumo” vem sendo amplamente debatido. "A psicóloga Adriana já desenvolvia um trabalho de reabilitação financeira na Coordenadoria Médico-Assistencial do TCE-RJ, foi quando surgiu a oportunidade para ela integrar o quadro de palestrantes da Escola. Além disso, está sendo trabalhada a assinatura de um Termo de Cooperação que envolverá a Escola de Contas e Gestão (ECG) do TCE", revela o gestor.





Depoimentos

"Fiquei muito satisfeito com iniciativa de compartilhamento de conhecimento desenvolvido pela professora Olivia sobre o tema da alimentação adequada/ saudável."


Guilherme Gomes - Professor Aposentado - participante da Palestra: Aproveitamento Total dos Alimentos - da Teoria à Prática.

continue lendo