
EEF é convidada para palestrar sobre enfrentamento ao Superendividamento em Brasília
20/09/2018
A Escola de Educação Financeira, do Rioprevidência foi uma das palestrantes do curso “Capacitação em Enfrentamento ao Superendividamento”. A ação foi direcionada para os agentes de órgãos de defesa do consumidor de todo o Brasil e ocorreu nos dias 12 e 13 de setembro, no auditório Tancredo Neves, em Brasília.
Pela primeira vez, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro em parceria com a Escola de Educação Financeira produziram e levaram a nível nacional uma capacitação representada em duas frentes: “O desafio da educação financeira” e “A atuação estratégica da defensoria pública no superendividamento”.
Para capacitar os agentes, a programação destacou o fenômeno global “Superendividamento”, apresentando o conceito e o contexto sobre o recorrente efeito do chamado bola de neve: onde há a impossibilidade de pagar todas as dívidas, criando assim, novas dividas para quitar as anteriores. E formas de prevenir e tratar o problema: técnicas de atendimento, audiência de conciliação e petições e analise de casos.
O curso foi ministrado pelos coordenadores do NUDECON da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, do gestor da Escola de Educação Financeira do Rioprevidência, de representantes do Banco Central do Brasil e da Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça.
O evento foi promovido pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC - MJ) e realizado em parceria com a Defensoria Pública do Rio de Janeiro (esta última convidou a EEF a ser uma das palestrantes).
Depoimentos
"Fiquei muito satisfeito com iniciativa de compartilhamento de conhecimento desenvolvido pela professora Olivia sobre o tema da alimentação adequada/ saudável."
Guilherme Gomes - Professor Aposentado - participante da Palestra: Aproveitamento Total dos Alimentos - da Teoria à Prática.