Natal: Dicas para economizar na hora de fazer as compras.

18/12/2018

Natal chegando e você sem saber como economizar? A Escola de Educação Previdenciária, do Rioprevidência, te aconselha nessa hora!

O ano está acabando e as ofertas de Natal já estão dominando shoppings e lojas. A época é um convite para presentear amigos, familiares e pessoas queridas, mas ninguém gosta de gastar mais do que pode no fim do mês, e muito menos terminar o ano endividado.
Para começar 2019 com bolso tranquilo, anote aí algumas dicas que vão te ajudar a economizar na hora de fazer suas compras de Natal.

Defina seu orçamento

Planejamento é essencial para qualquer aspecto da vida financeira, e não seria diferente na hora de comprar os presentes. Quanto você quer e pode separar do seu orçamento para o Natal?
O recomendado é fazer uma reservar financeira durante o ano de até 30% do seu orçamento liquido mensal para a data, de modo que não comprometa seus gastos fixos e pessoais. Caso essa reserva não tenha sido feita, escolha quem presentear, dando mais importância aos mais próximos. Defina um valor máximo para cada presente e a medida que for comprando, diminua ou aumente esta lista conforme seu orçamento.

Não deixe para última hora

Deixar para comprar seus presentes na semana do Natal é um grande erro. Além de evitar o reajuste de preços, que ficam mais salgados no Natal, a compra com antecedência garante mais opções nos estoques e os clássicos descontos da época como a “Black Friday”, por exemplo. Na lista de presentes que você montou, compare preços e pesquise.

Pague à vista

Sempre que possível, opte por pagar à vista. A compra no crédito não é uma boa saída para quem não conseguiu fazer a reserva financeira, pois ela vai pesar no seu orçamento do mês seguinte, já comprometido com IPVA, IPTU, material escolar e outras despesas.

Comece o ano sem as dívidas do Natal

Poupar e pagar dívidas ao mesmo tempo não combina. Estabelece no início do ano uma relação de metas, um "Plano de Voo", com objetivo, valor e prazo bem definidos. Assim que entrar o salário, crie o hábito de poupar para atender esse Plano. Não esqueça de rever os gastos cotidianos e planos de internet e TV, que podem ser reduzidos.

 





Depoimentos

"Fiquei muito satisfeito com iniciativa de compartilhamento de conhecimento desenvolvido pela professora Olivia sobre o tema da alimentação adequada/ saudável."


Guilherme Gomes - Professor Aposentado - participante da Palestra: Aproveitamento Total dos Alimentos - da Teoria à Prática.

continue lendo