
“Cuidando do Dinheiro e da Vida em Novos Tempos” foi tema de palestra da EEP
13/05/2022
A Escola de Educação Previdenciária (EEP) promoveu, no dia 26/04, palestra virtual “Cuidando do Dinheiro e da Vida em Novos Tempos”. Ministrada pelo educador financeiro, David de Aquino, o evento reuniu cerca de 80 inscritos e tece o objetivo de aprimorar a capacitação dos interessados na área financeira.
A gestora da Escola de Educação Previdenciária e do Rioprevidência Cultural, Denise Pinheiro, fez a abertura do evento, ressaltando que a realização da palestra faz parte da programação da EEP para ano de 2022.
A seguir, o professor David de Aquino começou sua apresentação falando dos novos tempos, pós pandemia, “momentos de mudança e adaptação à realidade”, principalmente para aqueles já na metade da vida, referindo-se a um público maior que 50 anos de idade.
Aquino tratou de conceitos, abordando mitos, como: Tempo é dinheiro? Fazendo um paralelo de como levamos a vida, e meios de sustento para realizar projetos e objetivos para os quais almejamos durante a nossa existência, principalmente na fase de formação de patrimônio e no ciclo de geração do dinheiro, enfatizando a fase educacional e de aprendizado para a obtenção dos objetivos de vida.
O palestrante também falou das mudanças permanentes das fases da existência, devido a complexidade e velocidade dos ciclos de novidades constantes, principalmente nestes novos tempos do imediatismo do mundo virtual.
Aquino abordou as fases do individualismo subjetivo e as proposições do que almejamos e nos propomos a realizar durante a vida, ao permitirmos continuar sempre na busca de realizar sonhos.
Enfatizou ainda o Aqui e Agora, abordando o momento, como fator do tempo para realizar, dependendo das opções e oportunidades que a vida apresenta. Não deixando para depois o que a vida nos permite hoje.
– Aproveite a vida – enfatizou, David de Aquino.
Enfatizou o papel da família na formação dos caminhos para a realização plena, no sentido de “viver mais e melhor”, pois a expectativa de vida é cada vez maior, com possibilidade de viver com qualidade e controle acima dos 80 anos.
O papel dos cuidados para com a saúde física e mental, procurando promover o bem-estar, por meio do desenvolvimento dos valores humanos, como: bom relacionamento social e familiar, não esquecendo o lado espiritual, com fé em viver bem, aprendendo a lidar com medos e ansiedades.
Aquino explicou o “viver mais e melhor” por meio dos níveis de capital, além do pecuniário: Capital do conhecimento, da saúde, tão ou mais importante do capital financeiro, além do capital social, referindo-se ao ciclo de amigos evitando a solidão. Tudo isso objetivando a longevidade saudável e sustentável.
Aconselhou a evitar dívidas, não só em dinheiro, mas dívidas emocionais, sociais, cultivando sempre o bom relacionamento norteando nossa existência.
Ao final de sua palestra, o professor David de Aquino sugeriu que “a gestão consciente do dinheiro conseguido durante a vida, conciliando desejo com o propósito de vida, apontando os cuidados para formar reserva suficiente para prover subsistência sem perigos de perder o controle.
– Gastos supérfluos e passiveis de serem adiados são recursos para se evitar endividamentos e manter a tranquilidade financeira para a concretização de projetos de vida – sublinhou.
E em seu recado final David de Aquino enfatizou que “gerar dinheiro é importante, mas não se tornar escravo dele é fundamental, fazendo do recurso conseguido e economizado instrumento para prover felicidade”.
Depoimentos
"Fiquei muito satisfeito com iniciativa de compartilhamento de conhecimento desenvolvido pela professora Olivia sobre o tema da alimentação adequada/ saudável."
Guilherme Gomes - Professor Aposentado - participante da Palestra: Aproveitamento Total dos Alimentos - da Teoria à Prática.