Rioprevidência promove segunda palestra sobre prevenção ao suicídio

28/09/2023

Ainda dentro da campanha Setembro Amarelo: Se precisar, peça ajuda!, no mês dedicado à conscientização de prevenção ao suicídio, o Rioprevidência, por meio da Escola de Educação Previdenciária (EEP), promoveu, nesta quarta-feira (27/09), palestra virtual, pela plataforma teams: Estratégias de Sensibilização ao Fenômeno do Suicídio.

A apresentação foi feita pela psicanalista e doutora em Saúde, Roberta Matassoli Flach, e entre os temas abordados, destaque para: Momento reflexivo sobre a diferença entre ‘Chamar atenção’, ‘Tristeza’, ‘Depressão’ e ‘Irritabilidade’; Automutilação X Ideação Suicida X Ansiedade; Vazio Existencial, Sufocamento e Dor emocional; Identificando sinais de adoecimento emocional e Importância da terapia.

No início. de forma didática e clara, Roberta Flach falou sobre ansiedades, dores emocionais, além de comportamentos de solidão e angústias, como sinais de alerta para providências e atenção especial de prevenção ao atentado contra a própria vida.

Após discorrer sobre casos e exemplos de situações que indicam a possibilidade da ocorrência de suicídio, Roberta Flach ressaltou a fundamental importância da família e dos amigos para debelar o problema: a mensagem é que SEMPRE HAVERÁ ESPERANÇA.  

Na apresentação, Flach alertou para o papel da mídia em relação ao tema. Para ela, a exposição midiática pode influenciar negativamente ao expor os casos. Há que se ter o cuidado responsável em não transformar dramas que vitimam em espetáculos midiáticos.  

Para ela, a ajuda e a conscientização são instrumentos de sensibilização, pelos quais é possível identificar e propor saídas, inclusive terapêuticas de se evitar comportamentos suicidas. Terapias para esse mal não são luxo, e, sim, necessidade, sublinhou Flach.

No encerramento, destacou que combater o isolamento e incentivar o aconchego por emoção e carinho são fundamentais para recuperar o amor pela vida àqueles que passam por esse tipo de situação. “Pois, o importante é saber que, apesar de qualquer dificuldade, há esperança enquanto há vida”, sublinhou.





Depoimentos

"Fiquei muito satisfeito com iniciativa de compartilhamento de conhecimento desenvolvido pela professora Olivia sobre o tema da alimentação adequada/ saudável."


Guilherme Gomes - Professor Aposentado - participante da Palestra: Aproveitamento Total dos Alimentos - da Teoria à Prática.

continue lendo