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Novo serviço

Rioprevidência recebe pedidos de Pensão de forma on-line

Antes exclusivamente de forma presencial, agora o Rioprevidência disponibiliza uma plataforma virtual específica para Habilitação de Pensão. Agora, as solicitações podem ser feitas de forma totalmente on-line.

Publicado: 10/05/2021 16:01 (Arquivo de Dados NOVO Portal Régua)

O serviço traz maior comodidade a seus beneficiários, agregando diversas vantagens aos dependentes, os quais poderão solicitar, através do site da autarquia, a concessão da pensão, bem como apresentar os documentos necessários.

O serviço antes realizado só presencialmente nas agências da Autarquia poderá ser realizado de forma online.Trata-se de mais uma iniciativa do Rioprevidência para garantir a maior comodidade e segurança aos segurados, especialmente diante do cenário atual causado pela pandemia de Coronavírus, (COVID-19).

Em caso de falecimento do instituidor, o dependente deverá acessar o site www.rioprevidencia.rj.gov.br e acessar o campo relativo à Habilitação à Pensão, clicando aqui e realizar os procedimentos para requerer a Habilitação à Pensão. 

Ao acessar o sistema, o dependente deve observar atentamente os campos para preenchimento, para, em seguida, juntar todos os documentos necessários. Clique aqui para saber quais documentos devem ser separados.

É importante destacar que os documentos juntados pelo dependente estarão sujeitos à comprovação de sua veracidade também por meio da apresentação física, sendo exigidos a critério da Autarquia.  Neste caso, quando convocado, deverá comparecer a uma das agências físicas para a apresentação dos documentos originais, por isso é importante manter o endereço e demais dados de contato atualizados. Neste momento atípico, devido ao isolamento social, todas as agências físicas estão fechadas, visando o combate ao Coronavírus (COVID-19), mas o procedimento de Habilitação à Pensão não será afetado por conta do mesmo.

Procedimento para envio de documentos

Os documentos para envio devem ser todos digitalizados em formato .pdf, e cada um não pode ter mais de 15 MB de tamanho.

Além disso, caso os beneficiários não tenham scanner disponível, o usuário deve utilizar o aplicativo Tiny Scanner, através do celular Smartphone, (clique aqui para baixar o programa para Android) ou para aparelhos Apple (clique aqui para baixar o programa), para digitalizar os documentos que serão enviados. Este programa está disponível para download de forma gratuita.

OBS: O únividasco aplicativo compatível com o sistema de Habilitação de Pensão Online é o Tiny Scanner, de modo que outros aplicativos de escaneamento pelo celular não devem ser utilizados.

Em caso de dúvidas, clique aqui para ler o manual de digitalização de documentos.