
Minha História Financeira
Confira as histórias enviadas pelos nossos alunos. Aproveite e envie a sua para nosso e-mail!
eef@rioprevidencia.rj.gov.br
O nome é Lança-de-São-Jorge, ela foi trançada e ficou muito original. Um lindo presente! Assim que ganhei, lembrei da Torre Eiffel, ela foi construída como arco de entrada da Exposição Universal de 1889, em Paris.
Já comentei que estive utilizando o "volume morto", não do Sistema Cantareira, mas, de minha poupança. No domingo passado, preocupada com minha vida financeira, revi minha planilha e procurei onde poderia cortar gastos...
Tenho sentido emoções que há muito tempo havia esquecido. A parceria com meu marido está como na época em que tínhamos os filhos pequenos e éramos uma equipe.
Quantas recordações estão passando pela minha mente desde que me propus a dar meu depoimento para a Coach Christiane Monteiro.
Carlos Eduardo Batalha na UNATI/UCAM - Méier (Universidade da Terceira Idade da Universidade Cândido Mendes - Unidade Méier), ele falou sobre a inclusão digital do idoso no dia 1º de outubro, um dia muito especial para nós porque além de comemorarmos o aniversário da UNATI, é o "DIA DO IDOSO".
Cheguei à conclusão que pagamos "juros" por tudo que nos excedemos e recebemos por tudo que conseguimos o equilíbrio.
Hoje amanheci lembrando do passado após acordar, meio saudosista, de um sonho. Eu me lembrei de certos ensinamentos de minha mãe e de minha sobrinha "zen" que sempre cita as mensagens esotéricas de sua avó.
Estou impressionada como mudanças em minha vida puderam ocorrer depois dos 65 anos. Nunca estive na "inércia", sempre procurei me atualizar e melhorar meu comportamento, mas, uma coisa que sempre me incomodou foi presenciar uma negociação, achava que o negociador estava querendo "se dar bem", "passar o negociante para trás".
Uma saudade com uma pitada de melancolia está me levando a uma reflexão. Quando era criança, eu e mais cinco irmãos morávamos em uma rua residencial. Nossa casa era muito grande e nossas avós moravam conosco. Tínhamos sempre algum agregado que meus pais consideravam "filhos de fora da barriga" que passavam uma temporada para estudar e saíam de nossa casa formados ou casados.
Isso fez a diferença! Foi o sexto curso de "Organize suas Finanças - Orçamento Familiar em Excel" que fiz na Escola de Educação Financeira do Rioprevidência. Não teve um igual ao outro, o dinamismo do professor não deixa cair na rotina.
Há mais ou menos três anos comprei revelações e álbum de fotos no Groupon. Tive que colocar lembrete para não perder o prazo para utilização da compra.
E ao escrever sobre o que havia percebido, fiquei entusiasmada com minhas mudanças. Descobri que estou revivendo o que passei há mais de 35 anos com filhos e sobrinhos: perceber que as crianças cresceram.
A primeira vez em que ouvi este termo foi pela minha sobrinha "Zen". Tantas mudanças tenho observado, pensei se não seria mais um modismo. Seria "impermanência" o mesmo que "mudança"? Pesquisei o termo "impermanência" no Dicionário Escolar da Língua Portuguesa
Eu e meu marido acabamos de cear e fizemos algumas simpatias, recordando o tempo que passávamos com meus pais. Como em todo ano, meus compromissos se encerraram em dezembro.
Ao abrir os e-mails, vi um convite para participar do programa "Conexão Futura" no Canal Futura. Foram convidados um economista e uma psicóloga que ministram cursos e palestras em diversos lugares, inclusive na Escola de Educação Financeira (EEF) do Rioprevidência.
O reencontro com pessoas que perdemos o contato se torna casual e me dá muita alegria. A atenção com as contas é primordial, pelo menos para mim que gosto de presentear. Faço minha planilha com antecedência, calculo quanto posso gastar com as festas de Natal e vou às compras!
Na Escola de Educação Financeira do Rioprevidência. Eu me inscrevi também. A palestrante, muito capacitada, tirou dúvidas sobre todos os assuntos e no final abordou diversos temas de interesse da plateia.Rioprevidência. Eu me inscrevi também. A palestrante, muito capacitada, tirou dúvidas sobre todos os assuntos e no final abordou diversos temas de interesse da plateia.
Me assustei com um valor muito maior. Era sábado e não tinha como tirar a dúvida no banco. Depois do primeiro impacto lembrei que poderia consultar o boletim de pagamento no site da empresa. Acessei a página e, para minha surpresa, tive aumento em um dos itens do contracheque e veio com atrasados.
Um de meus grandes problemas quando ia ao supermercado com meu marido era a lista de compras. Ora fazia a lista incompleta, ora a esquecia em casa. Era sempre estressante. Há mais ou menos dois anos fizemos o Curso "Organize suas Finanças" na Escola de Educação Financeira do Rioprevidência.
"O conto de Marina Colasanti, ‘A Moça Tecelã’ é um conto de fadas moderno que narra o dia a dia de uma moça que tece. Nada lhe falta, passa seus dias a tecer com cuidado e amor ao trabalho que executa. A moça usa seu tear para expressar seus sentimentos, através das cores das linhas a moça tece a vida e seus humores..."
Ao conversar com amigos sobre educação escolar, me surpreendi ao verificar que estudo há 61 anos! Quando era criança, a idade para entrar para escola pública era de sete anos, meus irmãos estudavam em um colégio particular do bairro que aceitava crianças a partir de cinco anos no Preliminar.
É incrível como um poema no âmbito da poesia infantil consiga ser tão abrangente e com isso, despertar desde criança que precisamos fazer escolhas.
Com a chegada do mês de novembro faço um balanço das atividades do ano que está terminando e projetos para o ano seguinte.
Apesar de preparar a planilha de orçamento doméstico mensalmente. Fico atenta e verifico diariamente se os pagamentos agendados e em débito automático estão sendo efetuados sem problemas.
Meus pensamentos se embaralham. Muitas informações a um só tempo. Várias janelas se abrem piscando, cada uma mais tentadora que a outra: "Aumente seus ganhos trabalhando em casa e recebendo prêmios", “Ganhe dinheiro online", "Caixa Capitalização", "Pílula Mágica para emagrecer".
Rotina de pessoas idosas. A saudade continuava. Estava beirando a alegria. Senti que era uma "saudade adolescente", saudade de escola: sala de aula, professor, colegas... Fiz minhas anotações de planejamento diário e liguei o computador.
Aproveito este evento em que comemoramos dois anos de criação da Escola de Educação Financeira do Rioprevidência para contar com grande satisfação minha história financeira...
Final do ano está chegando! Aproveito, talvez porque iniciei minha vida profissional trabalhando num escritório de Contabilidade, para fazer um "Balanço" de minhas atividades ou melhor de minhas atitudes.
A Casa da Moeda do Brasil tem funcionários trabalhando em quatro turnos de seis horas. São tantos funcionários que nessas quatro palestras, com o auditório lotado (250 lugares), só a metade conseguiu assistir, ficando a outra para o mês de setembro.
"Estávamos, eu e meu marido, revisando a planilha do mês de fevereiro e escutamos na CBN, notícias sobre a utilização do "volume morto" do Sistema Cantareira e fomos entender melhor o que significa".
Completamos, em abril, cinco anos que eu e meu marido voltamos para o Rio de janeiro, o ciclo se fechou e estou em "ebulição".
Hoje, ao ouvir a crônica de Mario Sérgio Cortella na CBN, pensei muito na experiência que tive sábado, na comemoração do aniversário da filha de uma ex-vizinha e amiga que não convivia há mais de vinte anos em meu sítio, em Passa Três, distrito de Rio Claro-RJ.
Um dia muito especial! Como é fácil decidir e providenciar meios para fazer o que gostamos! Amo Sarau! Assim que soube pelo meu irmão que haveria um sarau na abertura das comemorações da Semana Cultural Fagundes Varela em sua terra natal, Rio Claro, RJ, dei um jeito de cancelar todas as atividades da semana.
Vagner Meneses Pereira, conhecido artisticamente pelo apelido de Fly, nasceu no dia 08 de setembro de 1971, em Nilópolis, município do Rio de Janeiro. Aos três meses de idade, seus pais, Acácia Maria de Meneses Pereira e Francisco das Chagas Pereira, mudaram-se para um prédio localizado na Rua Henrique Mesquita, no bairro de São Cristóvão, zona norte da Cidade...
Depoimentos
"Fiquei muito satisfeito com iniciativa de compartilhamento de conhecimento desenvolvido pela professora Olivia sobre o tema da alimentação adequada/ saudável."
Guilherme Gomes - Professor Aposentado - participante da Palestra: Aproveitamento Total dos Alimentos - da Teoria à Prática.
Eventos dos Parceiros